NASA adia lançamento da missão Artemis-1 e promete explicações em coletiva

Por Rogerio Magno em 02/02/2022 às 13:05:53

Segundo um comunicado publicado no site da agência, “ainda que os times não tenham identificado nenhum grande problema, a NASA decidiu adicionar mais tempo para completar as atividades de fechamento dentro do VAB, antes de posicionar o foguete na base pela primeira vez”.

“VAB”, neste caso, é a sigla para “Vehicle Assembly Building” – o galpão onde o foguete SLS está sendo montado.

A NASA planejava lançar a primeira missão do Programa Artemis em março, após a condução de testes de integridade e eficácia a serem realizados ao final deste mês de fevereiro. Entretanto, com o adiamento da entrega do foguete, a agência agora reconhece abril ou maio como possíveis janelas de lançamento, sem oferecer datas mais específicas.

A missão Artemis-1 é a estreia do Programa Artemis de exploração da Lua. A missão não tripulada servirá para atestar a capacidade do SLS e sua cápsula Orion, ao enviar o sistema para a Lua e trazê-lo de volta à Terra. Somente a partir da missão Artemis-3 é que astronautas passarão – se tudo correr conforme o planejado – a ser enviados ao nosso satélite no espaço.

Apesar de todas as informações já conhecidas, ainda temos um bom tempo até a confirmação de uma data exata de lançamento: somente após o envio do foguete para a plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy é que a agência realizará um teste completo, indo desde a inicialização dos sistemas eletrônicos até a injeção de combustível (mas em a ignição).

Somente depois deste teste é que a NASA se sentirá pronta para marcar uma data exata no calendário.

[Matéria em atualização]

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab