Vacinação de crianças no Rio Grande do Norte chega a 27%

Por Rogerio Magno em 09/02/2022 às 07:55:22

No Rio Grande do Norte, um total de 90.741 crianças entre 5 e 11 anos já tomou uma dose de vacina contra a covid-19. O número equivale a 27% do público dessa faixa etária no Estado. O dado foi atualizado nesta terça-feira (8), na plataforma RN Mais Vacina.

O público alvo dessa faixa etária soma 335.093 crianças. Nesta terça-feira, foram aplicadas 6.492 doses nos pequenos potiguares.

Para a Secretaria de Saúde, pelo menos 40% do público alvo já deveria ter tomado a primeira dose, mas apenas 27% das crianças, o que corresponde a 90.741 pequenos potiguares, se imunizou contra o coronavírus. Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, o Estado já enviou aos municípios um montante superior a 200 mil doses da vacina pediátrica. O público total estimado é de 350 mil crianças.

"Entendemos que a garantia do acesso ainda é uma grande dificuldade, porque os pais muitas vezes precisam sair dos seus ambientes de trabalho pra levar essas crianças a serem imunizadas e muitos municípios não abrem ao sábados ou em horário estendido. Estamos na expectativa de que, com o retorno das atividades escolares, e com uma possível portaria conjunta entre a Secretaria Estadual de Saúde e Educação, nós consigamos avançar com essa vacinação, inclusive com estratégias de vacina nas escolas" explica.

A vacinação nesse público foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021. A aplicação das doses no Rio Grande do Norte começou um mês depois, no dia 16 de janeiro, numa cerimônia simbólica na cidade de São Gonçalo do Amarante.

No público geral, 2,8 milhões de potiguares já tomaram ao menos uma dose de imunizante contra a doença, ou 88% do total. Desse número, 2,4 milhões (77%) já receberam a segunda dose e 926,6 mil (29%) já tomaram a dose de reforço.

Segundo os registros da plataforma RN Mais Vacina, cerca de 200 mil potiguares estão com doses de vacina em atraso.

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab