Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

RN já foi atingido por mais de 50 mil raios em 2022; confira dicas de segurança


O Rio Grande do Norte foi atingido por cerca de 50 mil descargas atmosférica (raios) entre 1 de janeiro e 28 de março de 2022, de acordo com dados do Climatempo repassados à Neoenergia Cosern. Esse volume representa um aumento de 338% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Os raios podem causar danos significativos na estrutura do sistema elétrico e provocar interrupções no fornecimento de energia", lembra Osvaldo Tavares, superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern.

"Estamos trabalhando de olho na previsão do tempo e com equipes de plantão reforçadas para solucionar todas as ocorrências no menor tempo possível e com toda segurança para nossos colaboradores", complementa o superintendente.

De 1 de janeiro até 28 de março, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registou 1.496 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocada por raios – um crescimento de 72 % em relação ao mesmo período do ano passado e que já supera o total de 2021, que somou 869 ocorrências.

No caso mais relevante, entre o final de fevereiro e início de maio, 799 descargas registradas ao longo de nove dias danificaram 113 isoladores (estruturas no alto dos postes que seguram os cabos) numa linha de transmissão entre a Subestação Elétrica Major Sales e a cidade de Icó, no Ceará.

Durante a substituição dos isoladores, a Neoenergia Cosern também instalou sensores inteligentes em pontos estratégicos da linha para agilizar o reparo em caso de novos danos provocados pelos raios.

Além de provocar perturbações no sistema elétrico da distribuidora, o efeito de uma descarga atmosférica pode comprometer as instalações elétricas das residências. "A energia contida no raio sempre procura a terra", explica Valfidro Holanda, gerente de Segurança da Neoenergia Cosern.

"Ao atingir uma edificação, o caminho natural que a energia percorre é por meio das partes condutivas das instalações elétricas, as ferragens estruturais ou, quando existentes, os cabos e hastes específicos para esta função", lembra Valfrido.

"Por isso, é recomendável que durante uma tempestade acompanhada de raios as pessoas retirem os aparelhos elétricos das tomadas como forma de prevenção a choques e danos nos eletrodomésticos", complementa o gerente.

Estatísticas e prevenção

Do ponto de vista do risco de acidentes, a probabilidade de alguém morrer atingido por um raio é de 0,8 por 1 milhão por ano no Brasil, mas ela pode aumentar para a ordem de 1 para 1.000, dependendo de onde a pessoa está e o que está fazendo durante uma tempestade.

Por isso, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta um trovão (barulho característico de um raio). De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, 80% dos casos de morte provocada por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger.

Confira as orientações de segurança

Novo Noticias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!