Após dois anos, festas de Carnaval agitam foliões em Natal e interior

2023 marcou a retomada oficial dos festejos carnavalescos; Natal e outras cidades tiveram programação gratuita

Por Rogerio Magno em 23/02/2023 às 08:28:03
Foto: Joana Lima/Secom - Prefeitura de Natal

Foto: Joana Lima/Secom - Prefeitura de Natal

A volta do Carnaval foi histórica! Após dois anos sem festejos públicos por causa da pandemia da Covid-19, 2023 marcou a retomada oficial da festa mais tradicional do Brasil. Os foliões que não aguentavam mais de saudade puderam acompanhar shows e bloquinhos em Natal, Região Metropolitana e no interior do Rio Grande do Norte.

Na capital potiguar, teve festa nos quatro cantos da cidade. A gestão municipal preparou uma programação com polos em Ponta Negra (Praça do Gringo"s, Palco na Vila de Ponta Negra e Palco Praia Shopping), Petrópolis, Centro Histórico (Palco Praça Sete de Setembro, Espaço Ruy Pereira e Beco da Lama), Zona Oeste (Palco Nazaré), Redinha (Palco Buiú e Praça do Cruzeiro), Palco Nossa Senhora da Apresentação, Rocas, Circuito Praia (Praia do Forte/Praia do Meio) e Ribeira (Escolas de Samba e Tribos de Índios).

O Carnaval de 2023 em Natal reuniu nomes como Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, MonoBloco, Attoxxa, Serginho Pimenta, Ricardo Chaves, Academia da Berlinda, Felipe Cordeiro, Johnny Hooker, Cavaleiros do Forró e Grafith, além de artistas como Luizinho Nobre, Banda do Giba, Luisa e os Alquimistas, Marília Marques, Fobica do Jubila, André Luvi, Ribeira Boêmia, Batuque do Povo, Guilherme Ferri, Pagode do Coxa, Afoxé Oxum, Panda, Circuito Musical, Bira Santos, Tonny Farra, Douglas Pegador, Edyr Vaqueiro, Michele Andrade, Aduílio Mendes e outros.

A contratação de artistas locais em diversos estilos e gêneros representou, por sinal, mais de 90% da programação do Carnaval de Natal, através de seleções públicas. Os blocos em diversos bairros da cidade também chamaram a atenção dos foliões, que marcaram presença em peso.

No sábado 18, por exemplo, o bloco Submarino Amarelo foi a primeira atração a chegar ao polo Petrópolis, com bonecos gigantes em homenagem aos quatro integrantes da banda "The Beatles". No Centro Histórico, no domingo 19, o Baile das Kengas celebrou 40 anos de história e irreverência e contou com uma multidão. Para fechar a noite, Johnny Hooker, padrinho das Kengas neste ano, fez um show para milhares de pessoas.

Que o Carnaval de Caicó é considerado o maior do Rio Grande do Norte todo mundo já sabe. Mas, após dois anos sem a festa por causa da pandemia, a folia de 2023 foi "a maior de todos os tempos". A Prefeitura da cidade preparou uma programação especial e que chamou a atenção dos foliões. Com o slogan "Melhor que lembrar, é viver!", o Carnaval de Caicó teve como diferencial o polo multicultural, que reuniu diversos ritmos musicais.

Mais de 50 mil pessoas acompanharam o show do cantor baiano Ricardo Chaves no domingo 19. A apresentação foi durante o Bloco do Canguru. Ao som do axé, Ricardo Chaves puxou o trio e encantou o público presente. O prefeito da cidade, Dr. Tadeu, usou as redes sociais para comemorar o sucesso da festa.

Na segunda-feira 20, o potiguar Raí Saia Rodada levou o ritmo e as letras do forró e animou o bloco da Furiosa, no Frevo do Meio-Dia. O cantor arrastou os foliões com sucessos repaginados especialmente para o frevo carnavalesco. "Que lindo ver todos vocês depois de dois anos sem o evento. Eu agora só quero tocar nas ruas de Caicó. Que energia maravilhosa. Foi lindo Caicó", disse Raí.

Nos últimos anos, os blocos de rua ganharam status de tradição em Caicó, e têm agregado multidões com orquestras de frevo e marchinhas, além de outros ritmos musicais. Destaque para o Bloco do Magão, Treme Treme, Troça da Serpente, Quentura no Frevo, assim como o Bloco Canguru, Bloco da Furiosa e o Frevo do Meio-Dia.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab