Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Queda de avião militar na Ucrânia deixa mortos


Autoridades ainda investigam as causas da queda. Há desaparecidos. Soldados guardam destroços de aeronave militar que caiu na Ucrânia nesta sexta (25)

Sergey Bobok/AFP

A queda de um avião militar no leste da Ucrânia nesta sexta-feira (25) deixou 22 pessoas mortas e outras duas gravemente feridas, anunciou o Ministério do Interior ucraniano. A maioria das vítimas era de cadetes do Instituto da Força Aérea. Quatro estão desaparecidos.

Nas imagens divulgadas pelas autoridades nas redes sociais, o avião Antonov An-26 foi visto parcialmente destruído e tomado por chamas, próximo a uma estrada. Fotos compartilhadas pelos serviços de emergência mostram bombeiros jogando água nos destroços.

"Uma terrível tragédia", lamentou no Facebook o presidente Volodymyr Zelensky, que anunciou que viajará ao local no sábado.

O presidente ordenou "a criação de uma comissão governamental urgente para esclarecer as circunstâncias e as causas" da catástrofe.

O acidente

Destroços de avião que caiu na Ucrânia nesta sexta-feira (25)

Sergey Bobok/AFP

O avião de transporte militar Antonov An-26 caiu ao pousar por volta das 20h50, no horário local (14h50 no horário de Brasília), a dois quilômetros do aeroporto militar de Chugev, segundo o Serviço de Estado para situações de emergência. A aeronave pegou fogo após o acidente e o incêndio foi apagado uma hora depois.

A cidade de Chugev fica a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Khakiv e 100 quilômetros a oeste da linha de frente que separa os territórios sob controle do governo ucraniano dos que estão sob controle de separatistas pró-Rússia.

"De acordo com informações preliminares, foi um voo de treinamento", disse a presidência ucraniana em nota. Nos últimos anos, vários aviões militares caíram na Ucrânia durante voos de treinamento.

O Antonov An-26 é uma aeronave de transporte leve concebida na Ucrânia nos tempos soviéticos. Com um comprimento de 24 metros, pode voar a 440 km/h nas condições ideais.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!