Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Mais 10 cidades do RN recebem doses da vacina contra a dengue


Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Rio Grande do Norte está ampliando o número de municípios que disponibilizam a vacina contra a dengue para a população entre 10 e 14 anos. Com a entrada de Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu, o estado chega a 29 cidades ofertando a imunização.

As novas cidades terão disponíveis, nesse primeiro lote, 7.290 doses do imunizante, o que atende cerca de um terço do público-alvo estimado entre os nove municípios listados. As vacinas foram disponibilizadas a partir de uma pactuação conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com os municípios para a redistribuição das doses. Até o momento, cerca de 21,5 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas e registradas pelos 19 municípios no sistema do Ministério da Saúde.

O RN recebeu 45 mil doses no primeiro lote distribuído em 15 de fevereiro. A medida de redistribuição das vacinas segue a orientação do Ministério da Saúde, a partir da necessidade de agilizar a utilização do primeiro lote. Os novos municípios foram escolhidos por critérios técnicos e epidemiológicos, como o número de casos confirmados para a dengue.

Os dados da Secretaria de Saúde mostram que, em Natal, 20% das pessoas inseridas no público alvo da vacinação (entre 10 e 14 anos de idade) receberam suas doses. O percentual, conforme dados da plataforma Localiza SUS, corresponde a 9.312 pessoas, contra um público total de 46.549. Os números mostram que 49,5% das doses recebidas até aqui – que foram 18.806 – foram utilizadas.

Um dos pontos de imunização mais movimentadas da capital potiguar, a Unidade Básica de Saúde São João, exemplifica a baixa adesão da população até aqui. Conforme apurado no local, a quantidade de adolescentes vacinados diminuiu vertiginosamente ao longo das semanas de março, mês em que os imunizantes foram disponibilizados .

Tribuna do Norte

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!