Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Polícia

Receita Federal alerta para novo golpe envolvendo o Imposto de Renda

Fraudadores usam nome da Receita para enganar contribuintes e extrair pagamentos indevidos.


Foto: Reprodução

A Receita Federal emitiu alerta à população sobre uma nova versão do golpe "Erro na Declaração", na qual os criminosos enviam mensagens falsas informando sobre supostos erros na declaração e exigindo regularização até uma data limite estipulada.

Os fraudadores utilizam indevidamente o nome da Receita, para dar credibilidade às suas alegações, disponibilizando links maliciosos, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção em um arquivo PDF para impressão. Na mensagem, utilizam ainda termos como "contribuinte" e a sigla IRPF, comumente empregados pelo órgão em suas comunicações.

Gustavo Vieira, contador e diretor da Rui Cadete, destaca a gravidade da situação: "Todos os anos, temos notícias de pessoas que caíram em golpes e, a cada ano, os fraudadores estão mais organizados e sofisticados. Na prática, o golpe funciona da seguinte forma: os golpistas enviam comunicado falso por e-mail, informando a ocorrência de divergências na declaração de IRPF e alegando que ela está sob análise e passará pela malha fiscal", explica.

"Como este é um período no qual as pessoas estão naturalmente mais inseguras, acabam se tornando alvos fáceis para esses criminosos", alerta o especialista. Por isso, o contribuinte deve ficar atento às orientações da Receita Federal apenas em seus canais oficiais e ter ciência de que o órgão não envia comunicações por e-mail, mensagens de texto ou por meio de links. O contador reforça algumas diretrizes de segurança:

Portal Diário do RN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!