A Receita Federal emitiu alerta à população sobre uma nova versão do golpe "Erro na Declaração", na qual os criminosos enviam mensagens falsas informando sobre supostos erros na declaração e exigindo regularização até uma data limite estipulada.
Os fraudadores utilizam indevidamente o nome da Receita, para dar credibilidade às suas alegações, disponibilizando links maliciosos, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção em um arquivo PDF para impressão. Na mensagem, utilizam ainda termos como "contribuinte" e a sigla IRPF, comumente empregados pelo órgão em suas comunicações.
Gustavo Vieira, contador e diretor da Rui Cadete, destaca a gravidade da situação: "Todos os anos, temos notÃcias de pessoas que caÃram em golpes e, a cada ano, os fraudadores estão mais organizados e sofisticados. Na prática, o golpe funciona da seguinte forma: os golpistas enviam comunicado falso por e-mail, informando a ocorrência de divergências na declaração de IRPF e alegando que ela está sob análise e passará pela malha fiscal", explica.
"Como este é um perÃodo no qual as pessoas estão naturalmente mais inseguras, acabam se tornando alvos fáceis para esses criminosos", alerta o especialista. Por isso, o contribuinte deve ficar atento às orientações da Receita Federal apenas em seus canais oficiais e ter ciência de que o órgão não envia comunicações por e-mail, mensagens de texto ou por meio de links. O contador reforça algumas diretrizes de segurança:
- Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
- Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcioná-lo a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
- Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
- Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal, priorizando o uso do Portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e o site institucional como canais seguros de comunicação.
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