Tapioca de cuscuz une pratos tradicionais do Nordeste; veja como fazer

Por Rogério Magno em 11/10/2020 às 11:47:06
Receita utiliza ingredientes tradicionais da cultura regional. Gastrólogo Alexandre Dantas ensina modo de preparo. Gastrólogo ensina como preparar receita da tapioca de cuscuz

Cedida

É difícil encontrar um nordestino que não goste de cuscuz ou de tapioca. Os dois pratos estão presentes quase diariamente na mesa das famílias da região, seja no café da manhã ou no jantar. Uma receita apresentada pelo gastrólogo Alexandre Dantas reúne esses dois pratos: é a tapioca de cuscuz.

Os alimentos se popularizaram no nordeste, mas têm suas origens na África, no caso do cuscuz, e na cultura indígena, no caso da tapioca. Mas os dois pratos também ganharam novas formas de preparo a partir da colonização portuguesa no Brasil.

"Aqui no nordeste, eles adquiriram características diferentes em cada estado. Mas a gente vai preparar uma tapioca de cuscuz, que é um prato diferente. Ressalto que esse prato não é meu, mas eu coloquei as minhas características", explica Alexandre Dantas.

Para preparar a tapioca de cuscuz são necessários os seguintes ingredientes:

Massa

2 xícaras de flocão de milho com sal e cozido por 10 minutos

2 xícaras de goma de tapioca hidratada e peneirada

50 g de queijo de coalho ralado grosseiramente

1 pitada de sal

Recheio

250 g de carne de sol cozida, dessalgada e desfiada

2 colheres de sopa de nata (ou requeijão)

1/2 cebola roxa cortada em fatias finas

200 g de creme de leite

2 dentes de alho picados

Pimenta do reino

Azeite

Coentro

Sal a gosto

Preparo

O preparo começa pelo recheio. É preciso colocar um fio de azeite na frigideira para dourar a cebola roxa. Depois, acrescenta-se os 2 dentes de alho picados. Uma vez dourada, é hora colocar a carne de sol já cozida para refogar junto com o alho e a cebola até que fique também fique levemente dourada. Quando estiver dourada, é preciso colocar pimenta do reino a gosto e a nata. Depois de incorporar a nata, é só acrescentar o creme de leite e misturar por pouco tempo. Depois de desligar o fogo, o coentro deve ser acrescentado na quantidade desejada.

Para a massa, é preciso misturar a goma de tapioca e o flocão de milho em proporções iguais até que fiquem bem integrados. Em seguida, uma pitadinha de sal. Já com a frigideira quente, coloca-se uma camada do queijo de coalho ralado no fundo e em seguida já coloca a massa da tapioca por cima do queijo. A quantidade de massa depende da preferência. O importante é que a massa seja pressionada, ela deve ficar soltinha para cozinhar aos poucos. Depois que a parte de baixo estiver cozida, é só virar a tapioca para cozinhar um pouco do outro lado.

Com o disco da tapioca e o recheio prontos, é só fazer a montagem. Depois é só fechar a tapioca da forma tradicional. E pra finalizar, pode colocar por cima um pouquinho de nata, uma folha de coentro pra decorar. Em seguida, é hora de saborear.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab