Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Para STF, Bolsonaro quis dividir ônus de efeitos da pandemia, mas sofreu invertida de Toffoli

Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram ao blog que o presidente Jair Bolsonaro fez um movimento improvisado nesta quinta-feira (7) para tentar dividir com o [...]


Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram ao blog que o presidente Jair Bolsonaro fez um movimento improvisado nesta quinta-feira (7) para tentar dividir com o STF o ônus dos efeitos da pandemia do coronavírus e constranger o tribunal.

Acompanhando de ministros e de um grupo de empresários, Bolsonaro atravessou a pé a Praça dos Três Poderes, em Brasília, e se dirigiu ao STF. O encontro não estava previsto na agenda.

Na avaliação desses integrantes, porém, Bolsonaro teve os planos frustrados. Isso porque o presidente do STF, Dias Toffoli, disse ser preciso respeitar a ciência na tomada de decisões. Toffoli também defendeu a criação de um comitê para discutir medidas, de maneira conjunta, entre União, estados e municípios.

A percepção no STF é que Bolsonaro, ao levar o grupo de empresários e ministros, quis criar uma saia-justa para o STF. Inclusive, causou mal-estar entre integrantes da Corte o fato de a equipe de Bolsonaro ter transmitido ao vivo o encontro sem informar a Toffolli.

Entre integrantes do STF, o gesto de Bolsonaro também causou surpresa por ter ocorrido justamente no momento em que a pandemia ainda está em crescimento, e o coronavírus tem causado recorde de mortes.

Sobre o fato de a agenda não ter sido marcada previamente, o assunto foi minimizado, uma vez que o presidente Bolsonaro costuma adotar estilo mais informal. A avaliação interna é que o STF deve estar sempre disponível a receber o presidente da República.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!