Sudão envia tropas para fronteira etíope

Por Rogerio Magno em 19/12/2020 às 15:22:39
Medida seria resposta a emboscada realizada dias antes contra soldados sudaneses O Sudão enviou "importantes reforços militares" na fronteira com a Etiópia, dias depois que o Exército e milícias etíopes fizeram uma emboscada para soldados sudaneses, indicou a agência oficial Suna neste sábado (19).

"As forças armadas sudanesas continuaram avançando nas linhas de frente no interior de Al-Fashaqa", no Sudão, afirmou a agência sudanesa, destacando que foram enviados importantes reforços ao longo da fronteira nessa região, eminentemente agrícola.

Homens que abandonaram região de conflito em Tigray, na Etiópia, se reúnem diante de TV para acompanhar as notícias no campo de refugiados de Umm Rakouba em Qadarif, leste do Sudão

Nariman El-Mofty/AP

Nessa região, geralmente há incidentes com agricultores etíopes que cultivam no território, reivindicado pelo Sudão.

O chefe do exército sudanês, o general Abdel Fatah Al-Burhan, que também preside a máxima instância executiva do país, realizou uma visita de três dias na área, onde o exército registrou quatro baixas --incluindo a de um oficial-- e 27 feridos, segundo a mídia sudanesa.

Na última segunda-feira (14) o governo dos Estados Unidos retirou o Sudão da lista de países que apoiam o terrorismo. Com a medida, aumentam os estímulos para investimentos estrangeiros no Sudão. Até esta segunda-feira, outros países estavam impedidos de fazer negócios e investir no Sudão, sob pena de sanções.

Washington incluiu o país na lista em 1993, depois de acusar o então presidente sudanês, o islamista Omar al Bashir, de ter relações com "organizações terroristas" como a Al-Qaeda, cujo líder, Osama bin Laden, se hospedou no país nos anos 1990.

Donald Trump anuncia acordo entre Israel e Sudão de normalização de relações diplomáticas

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab