Rússia expulsa diplomatas da Suécia, Alemanha e Polônia após protestos contra a prisão de opositor

Por Rogerio Magno em 05/02/2021 às 12:09:17
Eles são acusados pelo governo russo de participar dos 'protestos ilegais' contra a prisão de Alexei Navalny. Manifestação em São Petersburgo, na Rússia, pede pela liberdade do líder opositor Alexei Navalny em 23 de janeiro de 2021

Dmitri Lovetsky/AP/Arquivo

O governo da Rússia anunciou nesta sexta-feira (5) a expulsão de diplomatas da Suécia, Alemanha e Polônia sob a acusação de que eles teriam participado de protestos considerados ilegais contra a prisão do líder opositor, Alexei Navalny.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse, em um comunicado, que as ações dos diplomatas são "inaceitáveis".

Navalny, condenado no início da semana a mais de 2 anos de prisão por violar uma liberdade condicional, passa por um novo julgamento nesta sexta.

O advogado já havia sido condenado em 2014 a três anos e meio de prisão, e chegou a cumprir doze meses da pena em casa, segundo a agência russa de notícias RT.

Entretanto, na terça-feira (2), um tribunal da Rússia entendeu que o principal opositor de Vladimir Putin não se apresentou regularmente ao Serviço Penitenciário Federal.

O ativista foi preso em 17 de janeiro assim que desembarcou na Rússia, após passar meses na Alemanha se recuperando de um envenenamento pelo agente químico novichok.

Navalny, que se contaminou com a substância em agosto na região russa da Sibéria, acusa o governo Putin de estar por trás da tentativa de envenenamento. O presidente nega.

A decisão foi anunciada dois dias depois de um dos maiores protestos da história contra Putin e contra a detenção do líder oposicionista terminar em mais de 5 mil prisões na Rússia.

Mesmo com a tentativa do governo russo de desmobilizar a manifestação, com prisões de aliados de Navalny e fechamento de estações de metrô em Moscou, milhares foram às ruas da capital do país. Veja no VÍDEO abaixo.

Quem é Alexei Navalny?

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab