Reitor pede demissão após escândalo na vacinação no Peru

Por Rogerio Magno em 18/02/2021 às 09:52:48

Ernesto Benavides / AFP

O reitor e dois vice-reitores da universidade encarregada do teste de uma vacina chinesa contra a Covid-19 no Peru renunciaram, na quarta-feira (17), em meio a um escândalo de imunizações irregulares, informou a instituição.

Vacinação antecipada de quase 500 membros e amigos do governo do Peru gera revolta

Peru: escândalo gera demissão de ministros que furaram fila da vacina contra a Covid-19

Quinto ministro da Saúde durante a pandemia assume o cargo no Peru

Ministra da Saúde do Peru renuncia após denúncia de que Martín Vizcarra foi vacinado quando ainda era presidente

Luis Varela, o reitor da Universidade Peruana Cayetano Heredia, e os vice-reitores José Espinoza e Alejandro Bussalleu entregaram o cargo depois que seus nomes apareceram na lista de 487 pessoas, incluindo o ex-presidente Martín Vizcarra, que foram imunizadas de forma irregular com a vacina chinesa da Sinopharm, relatou o governo.

Em sua carta de demissão, Varela escreveu que renuncia, devido "à situação gerada com a administração do lote de vacinas adicionais da Sinopharm", um escândalo de corrupção batizado pela imprensa peruana de "Vacunagate".

Horas antes, a mesma instituição havia afastado do cargo de pesquisador principal do teste da vacina o médico Germán Málaga.

O presidente peruano, Francisco Sagasti, revelou que, das 487 pessoas vacinadas de forma irregular, 16 funcionários eram de seu governo. "A Justiça ajustará contas com quem tiver que ajustá-las", afirmou.

O escândalo derrubou a chanceler, Elizabeth Astete, e a ministra da Saúde, Pilar Mazzetti.

A vacina da Sinopharm recebeu sinal verde em 31 de dezembro passado, e a campanha nacional de imunização começou em 9 de fevereiro. Sagasti foi vacinado no primeiro dia, publicamente, para estimular a população a fazer o mesmo.

O Peru dispõe, até o momento, de um milhão de doses da Sinopharm, dirigidas inicialmente aos profissionais de saúde.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab