E-RN 800x105

PF apreende 247 kg de cocaína em plantação de soja no Paraná

Por Rogério Magno em 21/02/2021 às 20:37:38


Foto: PF

A Pol√≠cia Federal apreendeu 247 kg de coca√≠na em uma planta√ß√£o de soja em Santa Mônica, cidade localizada na regi√£o de Maring√°, a 467 km de Curitiba. No momento da abordagem policial, a droga estava sendo armazenada em um helicóptero. Tr√™s homens estavam no local, o suposto piloto da aeronave e dois auxiliares. Todos foram presos em flagrante por tr√°fico internacional de entorpecentes e organiza√ß√£o criminosa. A a√ß√£o aconteceu na manh√£ deste domingo (21).

De acordo com o delegado Cezar Luiz Busto de Souza, a opera√ß√£o foi deflagrada após o recebimento de den√ļncias de moradores. Ele relata que a regi√£o tem bastante tr√°fego de helicópteros, normalmente fazendeiros que transitam entre suas propriedades e os munic√≠pios vizinhos. O caso chamou aten√ß√£o dos agentes, porque foi notada movimenta√ß√£o estranha de pousos de aeronaves em locais impróprios, no meio de planta√ß√Ķes de soja. "Eles [traficantes] escolhem √°reas aleatórias, é muito f√°cil o sujeito pousar e passar despercebido", explica o delegado. "Normalmente, os propriet√°rios [das terras] j√° t√™m uma ideia [do que est√° acontecendo] e n√£o v√£o mexer l√° com o traficante, porque ficam com medo", completa.

A suspeita é que o carregamento de coca√≠na tenha sa√≠do do Paraguai e iria ser entregue no estado de S√£o Paulo. O delegado afirma que os pousos no noroeste do Paran√° s√£o comuns para a realiza√ß√£o do abastecimento dos helicópteros. Na opera√ß√£o de hoje, além da droga, também foram encontrados gal√Ķes de combust√≠vel. "[A regi√£o] É uma linha reta do Paraguai para o estado de S√£o Paulo. N√£o é a primeira vez que fazemos uma apreens√£o como essa, no ano passado apreendemos 430 kg de cloridrato de coca√≠na em outro munic√≠pio, que também estava sendo armazenado em uma aeronave", relata.

Cezar Luiz Busto de Souza informou que a PF investiga agora quem é o propriet√°rio do helicóptero. "N√£o temos interesse em prender apenas os operadores do crime, queremos saber quem é o financiador e respons√°vel pela carga", garante. A a√ß√£o deste domingo contou com o apoio da Pol√≠cia Militar do estado do Paran√°, 3¬™ Cia Independente da PM em Loanda e do Grupamento de Opera√ß√Ķes Aéreas da Pol√≠cia Civil.

Estad√£o Conte√ļdo

Fonte: Blog do BG

Tags:   Polícia
Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios