Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Países do G7 condenam violência contra manifestantes em Mianmar



Reuters

Os ministros das Relações Relaciones Exteriores dos países do G7 afirmaram nesta terça-feira (23) que "condenam com firmeza" a violência contra manifestantes em Mianmar pelas forças de segurança. Eles pediram que "se respeitem os direitos humanos e o direito internacional".

"Usar munição letal contra pessoas desarmadas é inaceitável", afirma o comunicado do grupo que inclui Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, assim como um representante da diplomacia da União Europeia.

"Qualquer um que responda a protestos pacíficos com violência deve prestar contas", disseram os chanceleres do G7 a nota.

LEIA TAMBÉM: Secretário-geral da ONU pede fim imediato da repressão em Mianmar

Biden pede por defesa da democracia e oposição a regimes autoritários em 1º discurso internacional

"Condenamos a intimidação e opressão daqueles que se opõem ao golpe. Manifestamos nossa preocupação com a repressão da liberdade de expressão, incluindo o corte da internet e mudanças draconianas na lei que reprime a liberdade de expressão", acrescenta a nota do G7.

O grupo pede à junta militar o fim do "ataque sistemático" contra manifestantes, médicos, a sociedade civil e jornalistas, assim como a revogação do estado de emergência no país asiático.

A repressão a um protesto contra o golpe militar em Mianmar deixou ao menos dois mortos neste sábado (20), informou o serviço birmanês de emergências. Na sexta, uma jovem morreu depois de ser alvejada por tiros de metralhadora em uma manifestação.

VÍDEO: Jovem morta pela polícia é homenageada em Mianmar

Os militares que deram o golpe de Estado em Mianmar no início do mês semanas estão sob forte pressão, depois das manifestações dos birmaneses nas ruas e do anúncio de novas sanções contra os generais por parte dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

VÍDEOS mais vistos do G1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!