Vacina de Oxford tem 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19, apontam testes em EUA, Chile e Peru

Por Rogerio Magno em 22/03/2021 às 06:04:17
Eficácia é de 100% contra casos graves da doença, que necessitam de internações. Estudo foi realizado com 32 mil voluntários. Que vacina é essa? Oxford/AstraZeneca

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca teve eficácia de 79% na prevenção de casos sintomáticos da doença, segundo testes realizados nos Estados Unidos, no Chile e no Peru. O resultado foi divulgado pela empresa nesta segunda-feira (22).

A vacina se mostrou segura e teve 100% de eficácia contra casos graves, que necessitam de hospitalização dos pacientes. Os testes foram feitos em 32 mil voluntários de diferentes faixas etárias.

Com os novos dados, a AstraZeneca deve solicitar autorização para uso emergencial nos Estados Unidos. No Brasil, a vacina teve o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e já é aplicada desde janeiro.

Maria do Livramento Silva, aos 117 anos, recebe a 1ª dose da vacina Oxford/Astrazeneca no Cabo de Santo Agostinho

Silas Gabriel/PMCSA

Sem relação com casos de cóagulos

Na semana passada, a agência de medicamentos da União Europeia concluiu que a vacina de Oxford é "segura e eficaz" no combate ao coronavírus após analisar a suspeita de casos de formação de coágulos em pacientes imunizados.

O órgão regulador disse também que vai continuar a acompanhar e analisar os dados de vacinação no continente, mas que os benefícios da aplicação da vacina superam os riscos.

A agência apresentou o resultado da análise de alguns casos de trombose em idosos e reforçou que não há indícios de relação com a vacina. Ao menos 13 países da União Europeia haviam suspendido temporariamente a aplicação do imunizante.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab