Pedaço de asteroide que passou raspando pela Terra explode no céu da Flórida

Por Rogerio Magno em 14/04/2021 às 11:29:02

Seu colega Zach Covey, meteorologista da CBS, respondeu dizendo que a bola de fogo era provavelmente “um pedaço do asteroide chamado 2021 GW4”, que “passou raspando” por nosso planeta na manhã de segunda-feira (12). O objeto chegou a apenas 26.200 quilômetros de distância de nós, menos de um décimo da distância média entre a Terra e a Lua, e mais próximo do que satélites em órbita geoestacionária.

Apesar da proximidade, e do espetáculo no céu, nunca corremos nenhum perigo. Isso porque um asteroide do tamanho de 2021 GW4, com cerca de 4 metros de diâmetro, não consegue sobreviver ao choque e calor da reentrada em nossa atmosfera e geralmente se desintegra antes de atingir o solo, exatamente como mostrado no vídeo.

Leia mais:

Meteoros que são tão ou mais brilhantes que o planeta Vênus são chamados de “bolas de fogo” ou, em inglês, fireballs. Os que se desintegram de forma explosiva, como o da Flórida, também são chamados de bólidos.

Se você tem a impressão de que houve um aumento no número de notícias sobre meteoros recentemente, não está errado. Registros como o da Flórida estão se tornando cada vez mais comuns. Com o aumento do número de câmeras de vigilância gravando 24 horas por dia, especialmente no hemisfério norte, e a expansão de redes de monitoramento como a BRAMON, no Brasil, ficou cada vez mais fácil registrar algo que anteriormente era um evento efêmero.

Fonte: Live Science

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab