Biden será o primeiro presidente dos EUA a discursar no Congresso diante de 2 mulheres; saiba mais

Por Rogerio Magno em 28/04/2021 às 20:24:25
Como vice-presidente do país e presidente da Câmara, respectivamente, Kamala Harris e Nancy Pelosi presidirão a sessão. Discurso de Biden marcará os 100 primeiros dias de governo. Kamala Harris e Joe Biden na cerimônia de posse, em Washington, em 20 de janeiro

JONATHAN ERNST/Reuters

O discurso de Joe Biden ao Congresso nesta quarta-feira (28) marcará a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos falará diante de duas mulheres em uma sessão conjunta: a vice, Kamala Harris, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, estarão imediatamente atrás do democrata, nas cadeiras dos chefes das duas casas.

Será também o primeiro pronunciamento de Biden ao Congresso desde que assumiu o cargo, em 20 de janeiro. Geralmente, discursos do tipo ocorrem poucos dias depois da posse, mas o presidente preferiu esperar o marco de 100 dias de mandato, que serão completados na sexta-feira (30).

Nancy Pelosi durante 2º impeachment de Trump, em janeiro

REUTERS/Leah Millis

Pelosi já presidia as sessões conjuntas desde 2019, quando assumiu a presidência da Câmara após o Partido Democrata assumir a maioria dos assentos. O representante do Senado, até 20 de janeiro, era o vice-presidente Mike Pence — nos EUA, o vice-presidente é o chefe do Senado.

Veja o que Biden vai falar

Congresso dos EUA reforçam segurança para primeiro discurso de Joe Biden como presidente a deputados e senadores

Horas antes do discurso, a Casa Branca adiantou trechos do discurso do presidente, que alegará que os Estados Unidos estão "progredindo" para superar as "crises que herdou" quando tomou posse:

a pandemia do coronavírus;

a crise econômica decorrente da Covid-19;

o "pior ataque à democracia desde a Guerra Civil" — embora não tenha sido explícito, Biden se referia, segundo a imprensa americana, à invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em janeiro.

"Posso dizer à nação: os Estados Unidos estão progredindo de novo. Transformando riscos em possibilidades. Crises em oportunidades. Dificuldades em força", dirá Biden, segundo prévia divulgada pela Casa Branca.

Outro ponto a ser abordado pelo presidente será a retomada dos empregos — antes da pandemia, ainda no governo Trump, os Estados Unidos passavam por bons índices de ocupação. No discurso, Biden falará sobre um plano do governo para criar "milhões de postos" de "boa remuneração" e fará um aceno aos sindicatos.

"Wall Street não construiu este país. A classe média construiu este país. E sindicatos construíram a classe média", afirmará Biden.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab