EUA desaconselham viajar ao Japão, sede dos Jogos Olímpicos, por riscos da Covid

Por Rogerio Magno em 24/05/2021 às 16:09:03
País vive uma quarta onda da pandemia, com a vacinação ainda em ritmo lento. Recomendação não necessariamente afetará ida dos atletas americanos a Tóquio. Cartaz da Olimpíada de Tóquio na estação Ishinomaki, na cidade de Miyagi, no Japão, em 6 de março de 2021

Eugene Hoshiko/AP

Os Estados Unidos recomendaram nesta segunda-feira (24) que cidadãos americanos não viajem ao Japão, país que vive uma quarta onda do coronavírus a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos em Tóquio.

O Departamento de Estado elevou o nível de alerta sobre o Japão para o nível 4 — o mais alto da escala. O Brasil também está nesse patamar, desde agosto de 2020.

Essa diretriz serve como uma recomendação, e, por enquanto, não há nenhum tipo de pedido ou restrição de viagem para os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico dos EUA não se pronunciou até a última atualização desta reportagem. A tendência é que os competidores cheguem a Tóquio já vacinados contra a Covid-19.

Jogos sob restrições

Foto de 12 de abril de 2021 mostra os anéis olímpicos flutuando nas águas de Tóquio

Eugene Hoshiko/AP

Semanas atrás, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma série de diretrizes para reduzir o contato ao máximo entre os atletas e incentivou a vacinação dos competidores, com acordos para aquisição de doses para os esportistas e delegações. Os atletas brasileiros, inclusive, já estão sendo vacinados.

Tanto o COI como o comitê organizador local negam qualquer possibilidade de cancelamento, embora haja pressão por parte dos japoneses.

A dois meses da Olimpíada, Japão abre 2 centros de vacinação para conter avanço da Covid

No entanto, a imunização segue em ritmo lento. Nem 5% da população japonesa recebeu uma dose da vacina. O país adota os imunizantes da Pfizer, da AstraZeneca e da Moderna. Nesta segunda, o Japão abriu centro de vacinação em massa para acelerar o ritmo até 23 de julho, data da Cerimônia de Abertura. Veja o VÍDEO acima.

Os Jogos Olímpicos deveriam ter ocorrido em 2020, mas a pandemia fez os organizadores adiarem o evento em um ano. Como a crise de saúde continuou grave em diversos países, o COI e as autoridades japonesas decidiram proibir a entrada de turistas estrangeiros e iniciou um processo de devolução dos ingressos já adquiridos. A decisão sobre público nas arenas — que ficaria, portanto, restrito a moradores do Japão — só deve sair em junho.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab