Gêmeo de robô europeu começa a ser testado em "simulador de Marte" na Itália

Por Rogerio Magno em 04/06/2021 às 13:27:37

O GTM também será usado nas próximas semanas para atividades de perfuração. O rover ExoMars é único na exploração de Marte, pois será o primeiro a perfurar 2 metros abaixo da superfície marciana para recuperar amostras para análise em seu sofisticado laboratório a bordo.

As amostras subterrâneas têm maior probabilidade de incluir biomarcadores (indicadores de atividade biológica) uma vez que a tênue atmosfera marciana oferece pouca proteção contra radiação na superfície. Entender se a vida já existiu em Marte é uma questão-chave na ciência planetária e é um dos objetivos centrais do programa ExoMars.

A mssão ExoMars é dividida em duas etapas. A primeira, lançada em 2016, colocou em órbita de Marte o satélite Trace Gas Orbiter (TGO), que analisa a atmosfera marciana, e tentou levar à superfície o veículo de pouso (lander) Schiaparelli, que testaria tecnologias para futuras missões. Entretanto, a comunicação com o veículo foi perdida um minuto antes dele tocar o solo, em 19 de outubro de 2016.

Modelo de testes do Rosalind Franklin no simulador de terreno marciano em Turin, na Itália. Imagem: ESA
Modelo de testes do Rosalind Franklin no simulador de terreno marciano em Turin, na Itália. Imagem: ESA

A segunda etapa tem lançamento previsto para ocorrer em 20 de setembro de 2022, com pouso do Rosalind Franklin em Marte programado para ocorrer em 10 de junho de 2023. Se tudo correr como programado, ele será o quarto veículo robótico na superfície do planeta, se juntando ao Curiosity e Perseverance, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), e Zhurong, da Agência Espacial Chinesa (CNSA).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab