Etiópia realiza primeira eleição livre após décadas, mas com queixas de irregularidades

Por Rogerio Magno em 21/06/2021 às 23:31:40
Votação se estendeu por três horas em todo o país porque seções eleitorais abriram tarde e muitas tinham longas filas no horário previsto para o fechamento. Líder de oposição diz que seu partido apresentou 207 queixas. VÍDEO: Etiópia tem primeira eleição livre após décadas de repressão

A votação nas eleições parlamentares e regionais transcorreu pacificamente na maioria das áreas da Etiópia na segunda-feira (21), embora muitas seções eleitorais abrissem tarde.

O conselho eleitoral estendeu a votação em todo o país em três horas porque muitas seções eleitorais ainda tinham longas filas no horário em que deveriam ser fechadas.

Funcionário do conselho eleitoral esvazia caixa com votos de eleições parlamentares e regionais para realizar contagem, Jimma, na Etiópia, na segunda-feira (21)

Reuters/Tiksa Negeri

Em Jimma, na região sudoeste de Oromiya, as urnas fecharam com três horas de atraso e a contagem dos votos começou logo depois.

O chefe das eleições da Etiópia disse que as queixas da oposição sobre irregularidades em duas regiões podem prejudicar o processo de segunda-feira, considerado o primeiro voto livre e justo do país após décadas de repressão.

O chefe do conselho eleitoral, Birtukan Midekssa, disse que vários partidos da oposição reclamaram que seus agentes foram espancados e tiveram seus crachás confiscados em duas regiões.

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, vota nas eleições parlamentares e regionais do país, em Beshasha, na segunda-feira (21)

Reuters/Tiksa Negeri

O líder da oposição, Berhanu Nega, disse que seu partido Cidadãos Etíopes pela Justiça Social (Ezema) apresentou 207 queixas. As autoridades locais e as milícias impediram que os observadores entrassem em muitas assembleias de voto na região de Amhara e nas Nações, Nacionalidades e Região dos Povos do Sul, disse ele.

O primeiro-ministro Abiy Ahmed disse que as eleições para os parlamentos nacionais e regionais são uma prova de seu compromisso com a democracia.

Vídeos: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab