Grupo neonazista vandaliza estátua de George Floyd em Nova York

Por Rogerio Magno em 25/06/2021 às 08:42:23
Busto que havia sido inaugurado no Brooklyn no sábado (19) amanheceu coberto de tinta preta e o nome do grupo. 'Vamos levar esses covardes à Justiça', prometeu o prefeito Bill de Blasio. Estátua de George Floyd é inaugurada no Brooklyn, em Nova York, como parte das celebrações do Juneteenth, nos Estados Unidos, em 19 de junho de 2021

Jeenah Moon/Reuters

O nome de um pequeno grupo de extrema direita foi pichado na quinta-feira (24) em uma estátua em homenagem a George Floyd em Nova York, nos Estados Unidos.

O busto de Floyd amanheceu coberto de tinta preta e o nome do grupo. Ele havia sido inaugurado no Brooklyn no sábado (19), como parte das celebrações do Juneteenth (veja mais abaixo).

'Vidas negras importam': o que é o Juneteenth e o que tem a ver com os protestos após a morte de George Floyd?

Horas antes, outra estátua de Floyd também apareceu coberta de tinta com a mesma inscrição, em frente à prefeitura de Newark (Nova Jersey), segundo a imprensa local.

O vandalismo ocorre na véspera do veredito do ex-policial Derek Chavin, condenado por assassinar Floyd. Ele asfixiou-o até a morte durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis.

Após o crime bárbaro, Floyd se tornou o símbolo da luta contra a violência policial e a discriminação no país.

A pena de Chauvin, que será conhecida nesta sexta-feira (25), pode chegar a 40 anos de prisão. Ele foi considerado culpado em todas as três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro.

Júri condena ex-policial Derek Chauvin pela morte de George Floyd

Vídeo do vandalismo

Autoridades divulgaram um vídeo mostrando quatro indivíduos andando ao redor do monumento, que fica no bairro Flatbush, no Brooklyn. Um deles pinta o busto com tinta spray.

"Vou ser absolutamente claro com o grupo neonazista que fez isso: saia do nosso estado", afirmou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, que anunciou a mobilização de agentes especializados para investigar o ato.

"Vamos levar esses covardes à Justiça", prometeu o prefeito de Nova York, Bill de Blasio.

Feita em madeira pelo artista Chris Carnabuci, a estátua foi inaugurada com a presença de Terrence Floyd, irmão de George que mora em Nova York. Em alguns meses, ela será transferida para a Union Square, em Manhattan.

Manifestantes prestam homenagem a monumento de George Floyd, em Nova York, no dia 19 de junho de 2021

Jeenah Moon/Reuters

Juneteenth

Celebrado no dia 19 de junho, o Juneteenth representa a emancipação dos últimos escravizados do Texas, em 1865. A data é amplamente comemorada nos EUA como símbolo dos movimentos contra o racismo.

Juneteenth é uma aglutinação, em inglês, da data June 19th (19º dia de junho). Foi o dia em que os últimos escravos do país receberam a informação de que estavam livres, há mais de 150 anos.

Na semana passada, o presidente americano, Joe Biden, assinou a lei que transformou 19 de julho em feriado nacional. O projeto foi aprovado por unanimidade no Senado e por 415 votos a favor e 14 contrários na Câmara.

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversa com parlamentares negros e com Opal Lee, ativista conhecida como 'avó do Juneteenth', ao assinar a lei que transforma 19 de junho em feriado nacional

Evan Vucci/AP

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab