Canadá registra temperatura recorde de 46,6°C; onda de calor também atinge noroeste dos EUA

Por Rogerio Magno em 27/06/2021 às 23:50:43
No estado americano do Oregon, um evento classificatório de atletismo dos EUA para as Olimpíadas de Tóquio precisou ser interrompido. Homem se refresca em totem de vapor de água em Vancouver, no Canadá, neste domingo (27), dia de recorde de calor no país

Jennifer Gauthier/Reuters

A pequena cidade de Lytton, na província canadense da Colúmbia Britânica, registrou neste domingo (27) um calor de 46,6°C. É a mais alta temperatura registrada na história do Canadá, segundo órgãos meteorológicos locais.

Para se ter uma ideia, esse valor está acima do recorde histórico de calor no Brasil, que é 44,7°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa marca foi atingida em Bom Jesus do Piauí em novembro de 2005.

VEJA TAMBÉM: Onda de calor atinge Santos (SP), e praias ficam lotadas

O calor gerou transtornos como queda de energia, que deixou centenas sem luz na Colúmbia Britânica. Algumas escolas decidiram não abrir nesta semana. Autoridades estão em alerta para possíveis incêndios e internações por causa das altas temperaturas, que afetam principalmente idosos.

Segundo a emissora CTV, na região de Vancouver, dezenas de pessoas foram deixadas do lado de fora de um posto de vacinação contra o coronavírus — em um calor de mais de 40°C — devido a uma mudança no local de aplicação dessas doses.

Calor adia classificatório olímpico nos EUA

Termômetro em estádio de Eugene, nos EUA, onde ocorria seletiva americana no atletismo para as Olimpíadas de Tóquio, marcou 108°F — ou 42,2°C — neste domingo (27

Kirby Lee-USA TODAY Sports

O noroeste dos Estados Unidos também registrou temperaturas recordes, e as as próprias autoridades meteorológicas reconhecem que desta vez o calor é "sem precedentes", "anormal" e "perigoso".

Por causa dessa onda de calor, as provas desta tarde na seletiva americana do atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio precisaram ser adiadas para o período da noite. O evento ocorre em Eugene, no Oregon, onde termômetros marcaram temperatura recorde na cidade: 43,3°C.

Pessoas saltam em lago em Seattle, nos EUA, neste domingo (27)

John Froschauer/AP Photo

Veja outras temperaturas recorde registradas no oeste dos EUA neste domingo:

Salem, Oregon — 44,4°C

Portland, Oregon — 44,4°C

Seattle, Washington — 39,4°C

Autoridades estão em alerta porque a previsão é de mais calor no oeste dos EUA nos próximos dias, inclusive em outros estados como Idaho. Há o temor de grandes incêndios florestais e internações de idosos afetados pelas temperaturas muito acima da normalidade.

Semanas atrás, os termômetros na Califórnia bateram 54°C, em uma onda de calor também considerada preocupante. Veja no VÍDEO abaixo.

Mais de 40 milhões de norte-americanos estão sob alerta para calor extremo

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab