EUA e Coreia do Sul debatem meios de interagir com Coreia do Norte

Por Rogerio Magno em 06/08/2021 às 16:04:06
Na semana passada, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte restauraram linhas de contato rompidas há um ano. Os dois países tentam tentam retomar cúpulas. Bandeira da Coreia do Norte tremula na Embaixada do país em Kuala Lumpur, Malásia, em foto de março de 2019

Edgar Su/Arquivo/Reuters

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, conversaram sobre quais devem ser os esforços para interagir com a Coreia do Norte, incluindo a possibilidade de ajuda humanitária, disseram seus escritórios nesta sexta-feira (6).

Coreia do Sul e Coreia do Norte religam linha direta entre líderes

Embora os dois países aliados queiram que a Coreia do Norte abdique de suas armas nucleares e encerre seu programa de mísseis, Estados Unidos e Coreia do Sul discordaram algumas vezes na abordagem: o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, está empenhado em forjar elos econômicos entre as duas Coreias, enquanto os Estados Unidos insistem há tempos em ações de desnuclearização como um primeiro passo.

Em um comunicado sobre a conversa entre Blinken e Chung, a chancelaria da Coreia do Sul disse que os dois concordaram em realizar conversas detalhadas sobre maneiras de cooperar com a Coreia do Norte, incluindo a ajuda humanitária, e a continuar a fazer esforços para interagir com o regime.

"O secretário e o ministro concordaram em continuar com os esforços diplomáticos coordenados... para obter um progresso substancial rumo ao objetivo da desnuclearização completa e do estabelecimento de uma paz duradoura na Península Coreana", disse a chancelaria.

Blinken confirmou o apoio dos EUA ao diálogo e à interação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, disse o Departamento de Estado norte-americano em um comunicado.

Na semana passada, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul restauraram linhas de contato rompidas um ano atrás, e autoridades sul-coreanas disseram que Moon e o líder norte-coreano, Kim Jong Um, tentam consertar as laços tensionados e retomar cúpulas.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab