Final da Eurocopa ajudou a disseminar coronavírus, mostra relatório do governo britânico

Por Rogerio Magno em 21/08/2021 às 17:08:55

Dados oficiais liberados na sexta-feira (19) pelo órgão de saúde pública do governo britânico confirmam uma suspeita que já havia sido explorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): de que a final de Eurocopa, em Londres, foi uma das responsáveis pelo aumento local no número de infectados pelo coronavírus.

A partida, que aconteceu em julho passado, levou ao estádio de Wembley uma multidão de cerca de 67 mil pessoas.

Os dados de teste e rastreamento do Public Health England (PHE) e do National Health Service (NHS) sobre a final mostram que 5,7 mil casos de coronavírus confirmados ocorreram por conta da ocasião.

A análise, no entanto, estima quantos desses casos eram de pessoas que já estavam infectadas durante a partida, ou seja, que acabaram transmitindo o vírus no evento; e quantas foram infectadas por estarem participando do evento.

Nesse sentido, 2.295 pessoas dentro ou ao redor do estádio provavelmente estavam infectadas no momento da partida, enquanto que outras 3.404 pessoas dentro e ao redor do estádio foram potencialmente infectadas.

Imagem possui a ilustração de diversos coronavirus
Crédito: Shutterstock

Jenifer Smith, vice-diretora médica da Saúde Pública da Inglaterra, afirmou que o evento foi, no entanto, “uma ocasião única e é improvável que tenhamos um impacto semelhante nos casos de covid-19 em eventos futuros”, disse ela, por meio de nota.

O grande papel do levantamento feito pelo órgão público britânico é mostrar e esclarecer, por meio de dados, o comportamento do vírus e como ele pode ser facilmente disseminado quando há ocasiões em que o contato das pessoas é bastante próximo, como acontece em estádios.

“Isso serve de alerta para todos nós enquanto tentamos, mais uma vez, retornar à normalidade cautelosa”, complementou Jenifer.

Leia mais:

Prova de que o distanciamento social é fator de grande contribuição quando se fala de impedir a desseminação do coronavírus, e que corrobora com a fala de Jenifer, foi outro grande evento teste realizado no país e monitorado pelo governo britânico: o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Realizado em Silverstone, em julho, a ocasião atraiu uma multidão de 350 mil pessoas – considerada a maior no Reino Unido em mais de 18 meses de pandemia.

Diferentemente da partida da Eurocopa, no entanto, os três dias de Fórmula 1 registraram 585 casos de Covid-19, monitorados pelo sistema de teste e rastreamento do sistema britânico de saúde.

Na visão do Secretário de Cultura, Oliver Dowden, o levantamento mostra uma esperança com relação à possibilidade de reintroduzir eventos em massa, mas ressalta que “é importante que as pessoas permaneçam cautelosas ao se misturar em ambientes muito lotados”.

O estudo do órgão de saúde mostra, ao todo, o resultado de 37 eventos de teste realizados ao longo de um período de quatro meses, que resultaram no Programa de Pesquisa de Eventos. Os dados ainda estão sendo compilados e estudados para continuidade das análises.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Tags:   Coronavírus
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab