Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Governo argentino anuncia possível reabertura das fronteiras com Brasil a partir de outubro


Segundo Ministério da Saúde da Argentina, 1º de outubro é data estimada para entrada gradual de estrangeiros dos países vizinhos, como entre Porto Iguaçu, na Argentina, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ponte da Fraternidade, entre Brasil e Argentina, está fechada para trânsito de turistas, mas aberta para passagem de caminhões

Reprodução/RPC

O governo argentino anunciou, na manhã desta terça-feira (21), sobre uma possível reabertura gradual das fronteiras terrestres, a partir de 1º de outubro, para estrangeiros dos países vizinhos, entre eles o Brasil, sem a necessidade de isolamento.

Mudança poderá impactar a cidade Porto Iguaçu, na Argentina, que é ligada ao Brasil por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A Ponte Tancredo Neves, que une os dois países, está fechada desde março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

Outras flexibilizações das medidas restritivas de combate à pandemia também foram divulgadas, nesta terça, pela ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzoti, e pelo chefe de gabinete do governo, Juan Manzur.

Conforme a ministra da Saúde, as datas anunciadas fazem parte de um planejamento do governo. A expectativa é que entre outubro e novembro as fronteiras terrestres sejam abertas de forma gradual pelas autoridades sanitárias.

A previsão é de que, aos poucos, o número de estrangeiros seja ampliado para a entrada no país, segundo Carla. O número de viajantes que poderão entrar na Argentina após a reabertura ainda não foi divulgado.

Fronteiras

24 de setembro: fim do asilamento de argentinos, residentes ou estrangeiros que entrem no país a trabalho e tenham autorização da autoridade migratória

1º de outubro: Autorização para ingresso de estrangeiros dos países limítrofes, sem exigência de isolamento. Abertura de fronteiras terrestres, a pedido dos governadores das províncias, com corredores seguros aprovados pela autoridade sanitária, com quota definida pela capacidade de cada jurisdição.

Entre 1º de outubro e 1º de novembro: incrementos das quotas de ingresso, progressivamente, em todos os corredores seguros, aeroportos, portos e fronteiras terrestres

1º de novembro: autorizado o ingresso de todos estrangeiros.

Exigências para ingresso na Argentina

Medidas para todos estrangeiros a partir de 1º de novembro:

Esquema de vacinação completo, com data da última aplicação pelo menos 14 dias antes da chegada ao país;

Apresentação de teste de PCR negativo no embarque ou teste antígeno no ponto de ingresso, conforme definir a autoridade sanitária;

Teste de PCR entre 5 a 7 dias depois que a pessoa chegar ao país ou conforme seja definido pela autoridade sanitária;

Pessoas que não apresentarem esquema de vacinação completo, incluindo os menores de idade, deverão fazer quarentena, testar para antígeno ao entrar e fazer teste de PCR até o sétimo dia.

Flexibilizações

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR

Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!