Receita Federal lança canal de atendimento no Telegram para serviços relacionados ao CPF

Cidadão poderá atualizar os dados, pedir segunda vida do documento, entre outros serviços. Telegram, aplicativo de mensagens.Divulgação/TelegramA Receita Federal informou [...]

Por Rogério Magno em 03/08/2020 às 14:48:29
Cidadão poderá atualizar os dados, pedir segunda vida do documento, entre outros serviços. Telegram, aplicativo de mensagens.

Divulgação/Telegram

A Receita Federal informou que, a partir desta segunda-feira (3), é possível conseguir atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Com a ferramenta, o cidadão poderá pedir:

Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

Segunda via de CPF;

Informação do número do CPF;

Consulta à situação cadastral;

Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).

Para solicitar o serviço, a pessoa deverá acessar o canal "ReceitaFederalOficial", interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que o órgão faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

"Essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19", diz a Receita Federal, em nota.

Segundo a Receita, o novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat. A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão sem a necessidade de interagir pessoalmente com um servidor.

VÍDEO: quem é o milionário russo que criou o Telegram

Fantástico revela quem é o milionário russo que criou o Telegram

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab