Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

anvisa

Butantan deve pedir autorização de uso definitivo da CoronaVac até dezembro


O Instituto Butantan deve pedir a autorização de uso definitivo da vacina CoronaVac contra a Covid-19 até dezembro deste ano. Atualmente, a autorização para o imunizante desenvolvido pela chinesa SinoVac é apenas para uso emergencial, que foi aprovado em janeiro deste ano.

Além do uso definitivo da CoronaVac, o Butantan também deve pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para uso do imunizante em crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos. Para isso, o laboratório espera por novos documentos, que virão da China.

As novas datas foram definidas pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que se reuniu na tarde da última quarta-feira (10) com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Os dois conversaram sobre prazos e alinharam expectativas sobre compras de imunizantes para este ano.

Sem novas compras

Ministério da Saúde não deve fazer novas compras de imunizantes em 2021 ou 2022. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo Cruz, mesmo que a Anvisa aprove o registro definitivo para uso da CoronaVac, o Ministério da Saúde não deve fazer novas compras em 2021. Segundo ele, a decisão não se refere apenas à CoronaVac, mas a qualquer um dos imunizantes usados no Brasil.

O secretário ressaltou que o Brasil deve encerrar o ano com uma sobra de 130 milhões de doses de vacinas. Além disso, a pasta já tem duas estratégias de compras, que devem garantir a vacinação para 2022, com uma dose para todos os maiores de 18 anos e duas para os maiores de 60 anos.

Leia mais:

Caso haja uma ampliação do número de faixas etárias elegíveis para vacinação, com a inclusão de crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde também terá imunizantes para garantir as aplicações.

Qual é a estratégia?

A estratégia do Ministério é a compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e outras 120 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca. Porém, caso haja ampliação do público vacinável, o Butantan pode ter uma nova frente para negociações.

Em breve, o Butantan deve fazer um novo pedido de uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Segundo Dimas Covas, estudos internacionais mostraram que o imunizante é o mais seguro do mundo para esse público.

De acordo com Rodrigo Cruz, Dimas Covas afirmou a ele que espera apenas alguns documentos vindos da China para fazer o novo pedido junto à Anvisa.

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Olhar Digital

Coronavírus Anvisa AUTORIZAÇÃO Butantan Coronavac

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!