Premiê do Sudão é solto e reassume o cargo 1 mês após golpe militar

Por Rogerio Magno em 21/11/2021 às 11:41:41
General Abdel Fattah al Burhan, que comandou o golpe, assinou acordo com Abdallah Hamdok, primeiro-ministro que estava preso, para reestabelecer processo de transição. O primeiro-ministro do Sudão, Abdallah Hamdok, em Berlim, na Alemanha, em foto de 14 de fevereiro de 2020

Hannibal Hanschke/Reuters

O general Abdel Fattah al-Burhan assinou neste domingo (21) um acordo com Abdallah Hamdok, primeiro-ministro que foi preso em um golpe militar há quase um mês, para restabelecer o processo de transição para um governo civil no Sudão.

Firmado no palácio presidencial, na capital Cartum, o acordo de 14 pontos prevê a libertação dos líderes civis que haviam sido detidos no golpe e o retorno de Hamdok ao cargo de primeiro-ministro.

O golpe de Estado foi liderado pelo próprio general al-Burhan, em 25 de outubro. Além da prisão de Hambok e de outros líderes civis, ele fez um pronunciamento oficial na TV estatal e anunciou um estado de emergência em todo o país.

Mas a população saiu às ruas para protestar contra o golpe, mesmo com a repressão violenta por parte dos militares (ao menos 40 pessoas foram mortas em quase um mês de manifestações).

Manifestantes protestam contra golpe militar no Sudão nas ruas de Omdurman, cidade vizinha à capital Cardum, em 30 de outubro de 2021

AFP

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab