Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

alzheimer

Ansiedade na meia idade pode ser um sinal de Alzheimer, aponta estudo


Um novo estudo, comandado por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, sugere que os sintomas da ansiedade em adultos de meia-idade podem ser um indicativo do estágio inicial da doença de Alzheimer. Segundo os pesquisadores, o mesmo vale para a depressão.

A pesquisa examinou a relação entre sintomas comuns da depressão e da ansiedade com a perda de memória e confusão mental em 2.657 adultos na chamada meia idade. Essa faixa etária corresponde às pessoas que têm entre 40 e 60 anos.

Algo que já era conhecido é o fato de que a ansiedade elevada tem relação com atenção e memória insuficientes. Segundo o professor associado da Monash, Yen Ying Lim, isso sugere que a ansiedade pode ser um indicador do estágio inicial da doença de Alzheimer”.

Leia mais:

Não é só o Alzheimer

Sintomas de ansiedade e depressão na meia-idade também podem ser sinais de outras formas de demência. Imagem: Lightspring – Shutterstock

O professor Lim também acredita que ela pode estar relacionada ao desenvolvimento de outros tipos de demência em alguns pacientes. Segundo ele, os pacientes com sintomas de depressão e ansiedade também relataram maior preocupação com sua própria memória e com seus pensamentos.

“Isso sugere que as preocupações subjetivas sobre a própria memória e habilidades de pensamento podem estar relacionadas a sintomas psicológicos ou de humor”, explica Lim. Essas descobertas sugerem que sintomas de ansiedade na meia-idade podem aumentar o risco de Alzheimer em algum momento da vida.

E o oposto?

“A triagem para esses sintomas pode ser um meio de identificar as pessoas que experimentam ou estão em risco de declínio cognitivo”, explica o professor. Porém, Lim acredita que ainda são necessários mais estudos para entender exatamente o que liga os sintomas de depressão e ansiedade ao declínio cognitivo.

Os resultados da pesquisa sobre a ligação entre depressão e ansiedade na meia-idade foram publicados no Journal of Affective Disorders. Agora, a equipe do professor Lim espera entender se a melhora desses sintomas pode impedir o declínio da memória e do pensamento em um novo ensaio clínico.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Olhar Digital

Medicina E Saúde Alzheimer Ansiedade Doenças Degenerativas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!