Suíça volta com o home office e aperta medidas contra a Covid-19 para evitar 5ª onda da pandemia

Por Rogerio Magno em 17/12/2021 às 15:45:20
Apenas quem comprovar vacinação ou que se infectou – e se recuperou – recentemente do vírus poderá acessar restaurantes, estabelecimentos culturais e instalações esportivas. Blocos de concreto impedem a entrada no restaurante Walliserkanne, na Suíça, em foto de 1º de novembro; local não cumpriu regras contra a Covid

Laurent Gillieron/Keystone via AP

A Suíça vai reforçar suas medidas contra a Covid-19 a partir de segunda-feira(20) para tentar conter a quinta onda da epidemia e se antecipar à chegada da variante ômicron, anunciou o governo federal, limitando severamente o acesso de pessoas não vacinadas e impondo o retorno ao teletrabalho.

"Só os vacinados ou curados passarão a ter acesso ao interior de restaurantes, estabelecimentos culturais e instalações esportivas ou de lazer, além de eventos internos", afirmou o conselho federal em nota.

É o que se chama 2G na Suíça, do alemão genesen (curado) e geimpft (vacinado).

Ômicron será a forma dominante da Covid? Veja lugares que já preveem a predominância da variante

Quais são os sintomas da nova variante comparados aos das anteriores

Na véspera das festas de Natal, geralmente celebrada em família no país, as reuniões serão limitadas a dez pessoas, incluindo crianças, se um dos participantes com 16 anos ou mais não tiver se vacinado (ou se infectado – e se recuperado – recentemente do vírus).

Para as autoridades federais, essas medidas devem conter infecções de pessoas não vacinadas "porque elas transmitem o vírus com mais facilidade e enfrentam complicações com mais frequência".

A maioria dos pacientes em terapia intensiva – tanto na Suíça quanto em outras partes do mundo – não foi vacinada.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab