'Dia da Unidade', o que é o 'feriado' criado pela Ucrânia em resposta às ameaças russas

Por Rogerio Magno em 16/02/2022 às 12:31:32
O presidente da Ucrânia decretou no início da semana que em 16 de fevereiro seria celebrado o 'dia da unidade nacional', data citada pela imprensa americana como o dia de uma possível invasão russa. Um drone carregando a bandeira ucraniana sobrevoa o Monumento da Independência para marcar o Dia da Unidade em Kiev em 16 de fevereiro de 2022

Umit Bektas/Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky decretou no início da semana que em 16 de fevereiro o país celebraria o "Dia da Unidade Nacional".

A data escolhida vinha sendo citada pela imprensa americana como o dia de uma possível invasão russa em meio às crescentes tensões na região.

"Eles nos dizem que o dia 16 de fevereiro será o dia do ataque. Faremos dele um dia de unidade", disse Zelensky em um pronunciamento em vídeo.

Entenda, nesta reportagem, o que é o "feriado" criado pelos ucranianos em resposta às ameaças russas.

16 de fevereiro

Zelensky anunciou o "Dia da Unidade" para 16 de fevereiro após uma série de reportagens da imprensa americana indicarem a data como a de uma possível invasão russa.

"Estão tentando nos assustar, mais uma vez, com uma data para o início da ação militar", disse o presidente ucraniano em pronunciamento.

Diversos jornais estimaram este dia a partir de fontes anônimas da Inteligência dos Estados Unidos que afirmavam ser a data em que o Exército russo estaria com capacidade completa para atacar.

A Rússia negou qualquer intenção de invadir o território vizinho e anunciou o início da retirada de seus soldados da Crimeia nesta quarta.

Tropas russas em Belarus também anunciaram que deixarão o território vizinho à Ucrânia após o fim dos exercícios militares, em 20 de fevereiro.

Hino nacional e cores da bandeira

O mandatário pediu que os ucranianos cantem juntos o hino nacional nesta "festa cívica".

Além disso, ele incentivou que os cidadãos pendurem bandeiras e faixas nas cores azul e amarela em suas janelas.

Ucraniano pendura bandeira em frente a loja no Dia da Unidade em Kiev em 16 de fevereiro de 2022

Umit Bektas/Reuters

Altos-falantes de prédios públicos em Kiev passaram a tocar canções patrióticas para os pedestres, e a televisão ucraniana transmite discursos nacionalistas.

No estádio olímpico de Kiev, dezenas pessoas desdobraram uma bandeira ucraniana de 200 metros de comprimento, agitando-a ao ritmo de uma música patriótica.

Bandeira ucraniana é estendida no estádio olímpico de Kiev em 16 de fevereiro de 2022

Umit Bektas/Reuters

Marcha pela unidade

Em diversas cidades do país, marchas nacionalistas foram registradas com música, cores da bandeira e faixas em apoio da união nacional.

Manifestantes participam de marcha pela unidade em Kiev em 16 de fevereiro de 2022

Valentyn Ogirenko/Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab