EUA dizem que Rússia preparou lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados

Por Rogerio Magno em 21/02/2022 às 06:47:53
Americanos enviaram uma carta para a ONU na qual afirmam que a Rússia tem uma lista de pessoas que devem ser assassinadas ou enviadas a campos. Secretário de Estado americano reforça alerta dos EUA de que a Rússia está prestes a invadir a Ucrânia

A Rússia preparou uma lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados em caso de uma invasão da Ucrânia, afirmou o governo dos Estados Unidos em uma carta enviada ao organismo de direitos humanos da ONU que foi revelada no domingo (20).

A carta destaca que o governo dos EUA está preocupado e alerta para uma potencial "catástrofe de direitos humanos".

Leia também

França diz que Putin e Biden aceitaram reunião sobre Ucrânia proposta por Macron

Crise na Ucrânia: por que aumentaram os temores de invasão?

Rússia x Ucrânia: entenda as origens da tensão entre os dois países

O governo dos EUA afirma ter informação confiável que indica que as forças russas estão elaborando listas de ucranianos que devem ser assassinados ou enviados para acampamentos após uma ocupação militar, afirma a carta.

Navio russo no Mar Negro durante exercício militar em 12 de fevereiro de 2022

Cortesia/Ministério da Defesa da Rússia

"Também temos informação confiável de que as forças russas usariam medidas letais para dispersar protestos pacíficos ou de alguma forma contra-atacar o exercício pacífico da resistência de populações civis", acrescenta a mensagem enviada à Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, a chilena Michelle Bachelet.

A nota, assinada pela embaixadora americana na ONU em Genebra, Bathsheba Nell Crocker, adverte que uma invasão russa da Ucrânia provocaria abusos como sequestros ou tortura, e poderia atingir dissidentes políticos e religiosos e minorias étnicas.

A Rússia enviou mais de 150 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas

O governo russo nega que tenha planos de atacar o país vizinho, mas pede garantias de que a Ucrânia não vai aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e que a aliança militar removerá suas forças do leste da Europa, propostas rejeitadas pelo países ocidentais.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab