Coreia do Sul elege candidato da oposição para presidência

Por Rogerio Magno em 09/03/2022 às 16:53:16
Com 95% das urnas apuradas, o resultado foi reconhecido pelo candidato do Partido Democrático Coreano, que controla atualmente o governo, Lee Jae-myung. A Coreia do Sul elegeu nesta quarta-feira (9) Yoon Suk-yeol, candidato do principal partido de oposição o Poder Popular, como presidente do país.

Com 98% das urnas apuradas, o resultado bastante acirrado foi reconhecido pelo candidato do Partido Democrático Coreano, que controla atualmente o governo, Lee Jae-myung.

Veja o resultado parcial:

48,59% para Yoon

47,79% para Lee

O dia começou com um alto fluxo de eleitores nos centros de votação, sugerindo uma alta participação, após uma campanha marcada por ataques pessoais entre Lee e Yoon.

Reportagem da agência France Presse mostra que primeiros votantes chegaram às seções eleitorais enquanto ainda estava escuro e fizeram fila, usando máscaras.

A Coreia do Sul enfrenta uma nova onda de infecções da variante ômicron do coronavírus, com mais de 200 mil novos casos a cada dia.

Mais de um milhão de pessoas são mantidas em isolamento em casa após testarem positivo, segundo as autoridades de saúde.

O país mudou suas leis eleitorais em fevereiro para garantir a participação dos infectados pela Covid-19 nas eleições.

Pesquisas indicam que as principais preocupações do eleitorado são os elevados preços das moradias na capital, Seul, o aumento da desigualdade e o desemprego entre os jovens.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab