Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 15º dia de conflito

Por Rogerio Magno em 10/03/2022 às 00:23:53
Corredores humanitários para retirada de civis funcionaramm parcialmente. Ucrânia acusa Rússia de bombardear maternidade. A guerra na Ucrânia chegou nesta quinta-feira (10) ao seu 15º dia, marcado por mais um dia de tentativa de remover civis das áreas mais perigosas por corredores humanitários e a expectativa quanto ao encontro dos chanceleres russo e ucraniano, na Turquia.

Veja os principais fatos recentes da guerra:

No terceiro dia de cessar-fogo para retirada de civis, os corredores humanitários estão previstos para acontecer em seis cidades. No dia anterior, o funcionamento foi parcial. Oficiais ucranianos disseram que moradores de Sumy e Enerhodar conseguiram sair de suas cidades. Já os bombardeios nas regiões de Kharkiv e Mariupol continuaram, impedindo a saída de civis ou a chegada de suprimentos.

Os chanceleres, Dmytro Kuleba (Ucrânia) e Sergei Lavrov (Rússia) irão se encontrar durante uma reunião na cidade de Antália, na Turquia.

O presidente da Ucrânia, Volodymr Zelensky, disse que as tropas russas "passaram dos limites" ao atacar uma maternidade em Mariupol. Ao menos 17 pessoas ficaram feridas. Ele ainda condenou o ataque como um genocídio.

Segundo o governo ucraniano, quase 1.200 moradores de Mariupol já morreram desde o começo da invasão, em 24 de fevereiro.

A extinta usina nuclear de Chernobyl foi desconectada da rede de energia e há risco de liberação de substâncias radioativas. Apesar de não estar mais em operação, é preciso resfriar o combustível nuclear que ainda está armazenado. A Agência Internacional de Energia Atômica explica que não houve impacto crítico de segurança e, pelo volume de material em Chernobyl, é possível controlar o calor sem necessidade de energia elétrica.

Acompanhe a cobertura em tempo real

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab