Ucrânia condecora guarda que teria xingado navio de guerra russo

Por Rogerio Magno em 29/03/2022 às 19:00:13
'Navio russo, vai se f*', teria dito o guarda de fronteiro ucraniano Roman Gribov, ao ouvir um pedido de marinheiros da Rússia para que ele e os colegas se entregassem. Soldado ucraniano que disse "vão se f*" para navio russo é condecorado

O ucraniano Roman Gribov, que foi capturado por tropas russas em uma ilha depois de supostamente desafiar os inimigos com a mensagem “navio russo, vai se f*”, recebeu um prêmio honorário por defender seu país. Um vídeo com a condecoração foi divulgado nesta terça-feira (29).

Há uma troca de mensagens em áudio entre forças ucranianas e russas que revelam como foi o diálogo. Essa gravação, no entanto, não foi checado por nenhuma agência de notícia ou jornal.

Gribov era de um grupo de guardas de fronteira que desafiaram um navio de guerra russo que havia pedido para que os ucranianos se rendessem.

Os guardas estavam na pequena Ilha da Cobra, no Mar Negro, no começo da invasão da Ucânia pelas forças russas.

Os russos dão um ultimato aos ucranianos, que deveriam se entregar ou seriam bombardeados.

Em resposta, uma voz que supostamente é de Gribov diz a frase que se tornou um dos símbolos da resistência contra a invasão.

Segundo um dirigente do exército ucraniano, 13 guardas de patrulha teriam morrido no dia 24 de fevereiro.

O ministro de Defesa da Rússia afirmou, no entanto, que 82 ucranianos se entregaram, e que os ucranianos também passaram o domínio da ilha voluntariamente.

Veja vídeos para entender o conflito entre Rússia e Ucrânia

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab