Força-tarefa dos EUA contra oligarcas russos vê evidências de evasão de sanções

Por Rogerio Magno em 01/04/2022 às 20:40:32
Oligarcas russos tentam transferir propriedades móveis na forma de iates, aeronaves para jurisdições onde há uma percepção de que seria mais difícil de investigar e mais difícil de congelar, dizem americanos. Biden: 'O sentido das sanções é aumentar a dor e mostrar a força da união'

A força-tarefa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos incumbida de impor sanções que atingem os ativos de oligarcas russos tem visto evidências de tentativas de evasão de sanções ou de transferência desses ativos em antecipação a possíveis sanções, afirmou o chefe da unidade nesta sexta-feira (1º).

Compartilhar pelo WhatsApp

Compartilhar pelo Telegram

O procurador veterano indicado para liderar a nova força de "KleptoCaptura" no mês passado, Andrew Adams, disse à Reuters que o nível de colaboração entre países nas investigações sobre os ganhos ilícitos de oligarcas chegou a uma "alta histórica" na esteira da invasão russa à Ucrânia, potencialmente ajudando os procuradores a rastrearem suas iniciativas de ocultar patrimônio.

Leia também

Como sanções mudaram dia a dia na Rússia

Estados Unidos aprovam novas sanções contra a Rússia

"Há iniciativas em andamento -- algumas delas reportadas publicamente -- para transferir, por exemplo, propriedades móveis na forma de iates, aeronaves para jurisdições onde, acredito, há uma percepção de que seria mais difícil de investigar e mais difícil de congelar", disse Adams.

O super iate Solaris de Roman Abramovich é visto no porto de Barcelona em foto de 3 de março de 2022

Albert Gea/Reuters

O objetivo da força-tarefa é colocar as finanças de oligarcas russos sob tensão na intenção de pressionar o presidente russo Vladimir Putin a cessar ataques à Ucrânia.

O nome da unidade é um trocadilho com a palavra "cleptocracia", uma referência a autoridades corruptas que fazem uso irregular do poder para acumular riquezas. Isso inclui procuradores, investigadores e analistas de uma série de agências federais.

Os Estados Unidos e seus aliados impuseram várias rodadas de sanções nas últimas semanas direcionadas a Putin, a muitos de seus amigos abastados e a dezenas de empresas e agências governamentais russas, algumas delas acusadas de espalhar a desinformação com o objetivo de desestabilizar o governo ucraniano.

Veja vídeos para entender o conflito entre Rússia e Ucrânia

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab