Marrocos retoma nesta terça tráfego marítimo com Espanha após reconciliação

Por Rogerio Magno em 11/04/2022 às 22:40:15
A Espanha e o Marrocos haviam interrompido o tráfego marítimo de passageiros entre os dois países por causa de uma crise diplomática entre os dois países. Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, se encontra com Mohammed VI, o rei do Marrocos, em 7 de abril de 2022

Borja Puig de la BELLACASA / LA MONCLOA / AFP

O Marrocos reabrirá, na terça-feira (12) suas conexões marítimas para passageiros com a Espanha, após a normalização das relações entre os dois países, informou o Ministério dos Transportes.

A Espanha e o Marrocos haviam interrompido o tráfego marítimo de passageiros entre os dois países por causa de uma crise diplomática entre os dois países.

A disputa aconteceu por causa do Saara Ocidental, uma ex-colônia espanhola na África. Hoje, o Saara Ocidental é uma colônia do Marrocos, mas há um movimento de independência.

Leia também

Espanha acelera expulsões em Ceuta após maré de migrantes vinda do Marrocos

Sandra Cohen: Entenda as circunstâncias em que ocorreu a avalanche de refugiados nos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla

A Espanha reconheceu o plano de autonomia marroquina para o território, e assim terminou a crise diplomática.

O transporte marítimo é um meio muito usado pelos marroquinos que vivem na Europa.

"As companhias marítimas irão retomar gradualmente seus serviços de passageiros entre os portos marroquinos de Tanger Med e Tanger-Ville e os portos espanhóis de Algeciras e Tarifa", anunciou o ministério.

Veja um vídeo de 2021 da crise humanitária em Ceuta, um enclave espanhol no território do Marrocos.

Disputa diplomática entre Espanha e Marrocos provoca crise humanitária em Ceuta

Situado na costa norte do Marrocos, no Estreito de Gibraltar, a 14 km da costa espanhola, o porto de Tanger é um dos maiores do Mediterrâneo, juntamente com os de Marselha e Algeciras.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab