Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

General russo que supervisionou atrocidades na Síria liderou ataques contra civis na Ucrânia

Forças sob comando do coronel-general Alexander Zhuravlyov usaram bombas de fragmentação nos dois países; após deixar a Síria, ele foi premiado com honras e promovido duas vezes


Civis tentam deixar Mariupol, uma das cidades mais atingidas pela Rússia na Ucrânia; destruição na cidade é vista em todos os lugares Anadolu Agency via Getty Images

Enquanto buscava água potável para sua família em uma tarde ensolarada e fria, no final de fevereiro, Margarita Kiriukhina tentava ignorar os estrondos e baques dos bombardeios russos nas proximidades.

Na fila, com dois galões na mão, ela tentou aliviar a tensão, fazendo piadas com os vizinhos enquanto esperavam a vez deles no bebedouro. Apesar dos horrores que se abateram sobre sua cidade depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, eles seguiam em fila de forma ordenada.

De repente, Kiriukhina ouviu um som de assobio vindo do alto. Depois de avistar algo com o canto do olho, ela gritou para que todos se abaixassem. A fila ficou rapidamente encharcada de sangue, o ar envolvido em gritos.

Moscou havia acabado de lançar um de seus notórios foguetes de fragmentação Smerch de 300 milímetros — um projétil que libera 72 submunições sobre uma área do tamanho de um campo de futebol — que atingiram Kiriukhina e seus vizinhos.

CNN BRASIL

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!