Vacinação contra covid está abaixo do esperado no RN, diz Sesap

Apenas 53% dos potiguares tomaram a primeira dose de reforço (D3), e 18% a segunda (D4)

Por Rogerio Magno em 23/08/2022 às 18:55:28
Foto: portalcovid19.saude.rn.gov.br

Foto: portalcovid19.saude.rn.gov.br

Dados do RN + Vacina apontam que 53% da população potiguar tomou a segunda dose de reforço contra a covid-19. Com relação a D4, foram apenas 18%. Para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os números da vacinação estão abaixo do esperado.

"Estamos intensificando diuturnamente a vacinação e aplicação das doses de reforços, seja a primeira, ou a segunda, bem como, da completude do esquema vacinal. É um grande desafio garantir a sensibilização de todas as pessoas para que consigamos avançar", explicou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Mesmo com os índices abaixo do esperado pelo Estado, Natal deu início, no último sábado (20), à vacinação com a 3ª dose de reforço (D5) para os imunossuprimidos com 18 anos ou mais. O imunizante foi disponibilizado inicialmente nos pontos extras, e passou a ser oferecido nas unidades básicas de saúde a partir da segunda (22).

Ainda segundo com a Sesap, as doses de reforço devem ser aplicadas com intervalo mínimo de quatro meses a partir da última dose. A pasta alerta, ainda, para a importância da atualização do esquema vacinal.

"A ampliação do reforço é fundamental para garantir a continuidade da imunidade contra a covid-19 e auxiliar a redução dos casos confirmados e de internações, considerando que as medidas preventivas são voltadas para a vacinação e as medidas não farmacológicas", disse a coordenadora do programa de imunização, Laiane Graziela.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab