Moraes pede fim de fake news sobre urnas eletrônicas: "Cessem"

Ministro destacou que pleito foi encerrado "com o maior número de votos em candidatos da história brasileira"

Por Rogerio Magno em 31/10/2022 às 08:41:05
Alexandre de Moraes:

Alexandre de Moraes: "Encerramos esse impotantíssimo momento, as eleiçoes de 2022, com o maior número de votos em candidatos da história brasileira. Percentualmente e em termos absolutos" �- Foto: Rosi

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo 30, após a divulgação dos resultados do 2º turno das eleições de 2022, que os brasileiros mostraram que confiam nas urnas eletrônicas e na justiça eleitoral.

"Urnas eletrônicas são patrimônio nacional e espero que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas, as notícias criminosas contra as urnas eletrônicas, porque quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro", disse Moraes.

O magistrado também destacou que pleito foi encerrado "com o maior número de votos em candidatos da história brasileira".

"Encerramos esse impotantíssimo momento, as eleiçoes de 2022, com o maior número de votos em candidatos da história brasileira. Percentualmente e em termos absolutos", disse Moraes.

O magistrado apontou também que, além do "maior número de votos em candidatos da história", houve redução da taxa de abstenção entre os 1º e 2º turnos. Segundo Moraes, nas eleições passadas, foi registrado aumento do índice nessa comparação.

"Neste ano, no 1º turno, 20,95% [abstenção]. No 2º turno, diminuímos para 20,56%."

Moraes informou que, mesmo com as ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo, não foi contabilizado crescimento da abstenção nas regiões que tiveram essas interferências.

A PRF descumpriu ordem do TSE e parou em blitze pelo menos 610 ônibus fazendo transporte de eleitores. De acordo com detalhamento obtido pela TV Globo, as primeiras 549 operações registradas se distribuíam da seguinte forma pelo país:

272 operações no Nordeste (49,5% do total);

122 no Centro-Oeste (22,22%);

59 no Norte (10,7%);

48 no Sudeste (8,74%), e

48 no Sul (8,74%).

O ministro disse que, se ficar provado desvio de finalidade ou abuso de poder por parte do diretor da PRF, Silvinei Vasques, ele deverá responder por esses atos. "Não só ele, como aqueles que executaram as ordens responderão civil e criminalmente", completou.

Votos brancos e nulos. Além da menor taxa de abstenção, houve ainda redução dos votos brancos e nulos.

"Tivemos 75,86% do eleitorado efetivamente escolhendo um dos dois candidatos a presidente da República", afirmou Moraes.

Com os números apresentados, o presidente do TSE disse que a Corte Eleitoral conseguiu "concluir uma eleição extremamente polarizada".

"Uma eleição que demonstrou, nessa polarização, o aumento do número de votos nos candidatos, com uma diferença de 2 milhões e 100 mil votos, mas o mais importante é que, tanto no 1º quanto no 2º turno, tivemos uma eleição pacífica", acrescentou o magistrado.

Tebet parabeniza Lula por eleição: "Venceu a democracia e a verdade"

Na noite deste domingo 30, a senadora Simone Tebet (MDB) parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o petista ser eleito pela terceira vez para governar o Brasil .

Nas redes sociais, Tebet comemorou a vitória e agradeceu o povo brasileiro pelo resultado do segundo turno . "Obrigada, Brasil! As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente Lula . A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia", afirmou no Twitter.

Tebet anunciou apoio a Lula logo poucos dias depois do resultado do primeiro turno das eleições 2022 , no dia 5 de outubro. A senadora se manifestou após a divulgação do posicionamento do MDB, partido ao qual é filiada.
"Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Não cabe a omissão da neutralidade", disse Tebet em pronunciamento transmitido nas redes sociais.

Ciro cumprimenta Lula após vitória: "Cumprindo o dever democrático"

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) cumprimentou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno das eleições 2022 , na noite deste domingo 30.

Nas redes sociais, Ciro disse desejar "toda a felicidade" ao petista para governar o país.

"Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas. Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro", escreveu.

Hoje mais cedo, Ciro confirmou seu voto em Lula na disputa contra o atual mandatário derrotado nas urnas, Jair Bolsonaro (PL) . Assim que deixou a cabine de votação no Ceará, ele fez uma declaração a jornalistas e agradeceu o PDT pelo suporte na carreira política.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab