Secretaria Municipal de Educação faz referência aos 60 anos da quadragésima aula do método Paulo Freire em Angicos

Por Rogerio Magno em 03/04/2023 às 02:08:00

Em 2 de abril, de 1963 houve a quadragésima hora de aula dada em Angicos, por meio do método de alfabetização de Paulo Freire.

Tal feito, levou a cidade de Angicos a ser destaque no jornal americano New York Times através da reportagem: " BRASIL REALIZA UM MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO".

O destaque se deu em razão de em 40 horas, 300 adultos analfabetos serem alfabetizados por meio das práticas educacionais orientadas por Paulo Freire.

O método de alfabetização utilizado por Freire, foi inovador na época porque não utiluzou o sistema de cartilhas para alfabetização e sim o universo vocabular dos estudantes.

O sistema de letras e de sons faziam parte do dia a dia do aluno. Tais considerações, foram inovadoras já que o universo do aluno passou a ser considerado como importante no processo do ensino.

Através das 40hs vivencianda em Angicos, o patrono da Educação brasileira Paulo Freire marcou a história da educação nacional e mundial.

Em sua última visita a cidade de Angicos, Freire falou " Em nenhum lugar do mundo onde estive, fiquei mais tocado do que aqui e agora".

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal de Educação de Angicos

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab