Governo de Belarus adverte UE por convidar líder de oposição para reunião com ministros de Relações Exteriores de países europeus

Por Rogerio Magno em 19/09/2020 às 10:15:29
A UE já anunciou que não reconhece os resultados das eleições presidenciais que deram a vitória a Alexander Lukashenko. Svetlana Tikhanovskaya durante encontro com a comunidade da Belarus na Polônia, em 9 de setembro de 2020

Wojtek Radwanski / AFP

O Ministério das Relações Exteriores de Belarus informou neste sábado (19) que vê uma possível interferência nos assuntos internos do país a participação de uma líderes da oposição de Belarus, Svetlana Tikhanovskaya, em uma reunião ministerial da União Europeia.

Svetlana Tikhanovskaya vai se encontrar com o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, e ministros de Relações Exteriores de países do continente, na manhã de segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica.

O Ministério das Relações Exteriores de Belarus disse que informou diplomatas europeus sobre sua opinião.

Tikhanovskaya reivindicou a vitória na eleição de 9 de agosto contra o presidente Alexander Lukashenko. Pelos resultados oficiais, o atual líder foi reeleito com 80% dos votos.

Uma parte da população, insatisfeita, começou a fazer protestos nas ruas contra o atual mandatário. A opositora Tikhanovskaya se refugiou na Lituânia.

União Europeia não reconhece resultados

A UE já anunciou que não reconhece os resultados oficiais que deram a vitória a Lukashenko. Além disso, prepara sanções contra aqueles que considera responsáveis por manipularem as eleições e pela violência da repressão aos manifestantes.

O anúncio desta reunião informal foi feito pouco depois de o Parlamento Europeu pedir sanções contra Lukashenko e contra outros membros de seu governo, em uma moção de efeito não vinculante.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab