"Perda de vidas e destruição de lares": Lula critica guerra na Ucrânia e diz que medidas da ONU "já não funcionam"

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou na sessão de trabalho da cúpula do G7 neste domingo (21), no Japão

Por Rogerio Magno em 21/05/2023 às 12:49:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)em sessão de trabalho da cúpula do G7 neste domingo (21), no Japão - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)em sessão de trabalho da cúpula do G7 neste domingo (21), no Japão - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou na sessão de trabalho da cúpula do G7 neste domingo (21), no Japão. Lula criticou a inoperância da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à prevenção de conflitos e repudiou os ataques na Ucrânia.

Em discurso lido na sessão "Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero", que reuniu todos os países convidados, Lula afirmou que "os mecanismos multilaterais de prevenção e resolução de conflitos já não funcionam".

"Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia", disse o petista, reforçando sua posição desarmamentista ao afirmar que armas nucleares "não são fonte de segurança", mas "instrumento de extermínio em massa que nega nossa humanidade e ameaça a continuidade da vida na Terra".

Antes de ler o discurso, Lula improvisou sobre a necessidade de abordar o tema da guerra da Ucrânia na ONU, que não estaria convocando reuniões sobre a pauta.

Na fala, Lula disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "deve se explicar" à ONU, assim como todos os países envolvidos na guerra.

No Twitter, o presidente publicou que tem "repetido quase à exaustão que é preciso falar da paz" e que os combates "aumentam o sofrimento humano, a perda de vidas e a destruição de lares".

Lula sugeriu novamente que o Conselho de Segurança da ONU, "mais paralisado do que nunca", seja reformado – declaração já feita em discurso na cúpula no sábado (20).

Fonte: Portal 98 FM

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab