Mais de 53 mil potiguares estão no terceiro lote de restituição do imposto de renda; saiba como consultar

Receita abriu consulta ao terceiro lote nesta segunda (24). Pagamento será realizado em 31 de julho.

Por Rogerio Magno em 24/07/2023 às 12:11:10
Imposto de Renda 2023: pagamento do 3º lote de restituições acontece em 31 de julho. - Foto: Marcos Serra / g1

Imposto de Renda 2023: pagamento do 3º lote de restituições acontece em 31 de julho. �- Foto: Marcos Serra / g1

A Receita Federal abriu a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira (24). No Rio Grande do Norte serão contemplados 53.217 contribuintes. O valor total do crédito no Estado é de R$ 72.954.017,95. Os pagamentos serão feitos a partir de 31 de julho.

Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Como fazer a consulta?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição".

"A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC", afirmou o Fisco em nota.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas. (veja mais abaixo)

A Receita Federal ainda lembrou que disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como é feito o pagamento?

De acordo com a Receita, o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

"Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil", informou o Fisco.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:

Fonte: g1.RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab