Mais de 34 crianças aguardam por cirurgia cardíaca no RN

Ação cobra medidas imediatas em todas as esferas do Poder Executivo, do município de Natal ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde

Por Rogerio Magno em 02/11/2023 às 10:39:32
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Atualmente, 34 crianças com cardiopatias aguardam cirurgias urgentes no Rio Grande do Norte, devido à suspensão dos serviços de assistência cardiológica. A situação mobilizou Ministérios Públicos Estadual e Federal, além das Defensorias Públicas do Estado e da União, que entraram com uma ação civil pública na Justiça Federal.

Segundo a Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO), 21 dessas crianças têm menos de cinco anos, e três são recém-nascidas. Um recém-nascido está aguardando há mais de três semanas pela transferência para a cirurgia.

Outro destaque é para 71 pacientes adultos, incluindo 49 idosos, aguardando cateterismos de urgência. Desses, 18 estão em Unidades de Pronto Atendimento. Mais de 180 pessoas também esperam por cirurgias cardiológicas eletivas.

A ação pede medidas urgentes em todas as esferas do Poder Executivo, do município de Natal ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

A promotora de Justiça Iara Pinheiro destacou a necessidade de mais recursos para solucionar o problema e afirmou que o diálogo com os gestores da saúde será mantido.

Os serviços de assistência cardiológica de média e alta complexidade foram reduzidos desde setembro, coincidindo com o esgotamento do teto de financiamento para procedimentos de média e alta complexidade.

A Ação Civil Pública busca o restabelecimento imediato dos serviços de assistência cardiológica e medidas para solucionar a falta de financiamento da saúde pela União.

A promotora Rosane Moreno afirmou que as secretarias de saúde chegaram a uma situação de exaurimento e ressaltou a importância de atender à demanda real de atendimentos.

A defensora pública Cláudia Queiroz apontou a defasagem na tabela SUS e destacou a urgência na retomada dos serviços cardiológicos no Estado.

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab