Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Politica

Fátima e ministro das Comunicações inauguram primeira etapa da Infovia Potiguar

Iniciativa visa ampliar o acesso à internet banda larga no Rio Grande do Norte e impulsionar áreas como educação, pesquisa e inovação


Foto: Divulgação

A governadora Fátima Bezerra e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguraram a primeira fase da Infovia Potiguar nesta segunda-feira 8. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à internet banda larga de qualidade no estado e promover avanços em setores como educação, pesquisa e inovação no RN.

Esta etapa inicial da rede de infraestrutura óptica de alta qualidade possui 406 quilômetros e conecta 248 pontos. Dentre esses pontos, estão os campi de importantes instituições de ensino superior do estado, incluindo UFRN, IFRN, UERN e UFERSA.

As redes metropolitanas foram instaladas em Ceará-Mirim, João Câmara, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, conectando instituições de ensino, hospitais de ensino e órgãos públicos locais ao Ponto de Presença da RNP em Natal.

"A infraestrutura tecnológica é essencial para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. A primeira fase beneficia mais da metade da população potiguar. Já estamos avançando para a segunda etapa e planejando a terceira. Até 2026, o Rio Grande do Norte estará totalmente conectado", afirmou a governadora.

Fátima Bezerra destacou que todas as escolas da rede estadual já estão conectadas à internet de qualidade e equipadas com os recursos necessários para o uso pleno da tecnologia. O programa Geração Conectada, parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), inclui a implantação de internet nas escolas e distribuição de equipamentos como Chromebooks, com um investimento total de R$ 77 milhões pelo Governo do RN.

O ministro Juscelino Filho ressaltou a importância da inclusão digital e conectividade, especialmente durante a pandemia, quando a falta de acesso à internet prejudicou muitos estudantes. Ele também mencionou o investimento de R$ 28 bilhões previstos para os próximos três anos em projetos como o Nordeste Conectado.Além da inauguração da Infovia Potiguar, o ministro participou de outras agendas em Natal, incluindo a entrega de computadores em uma escola municipal e a Blitz da Telefonia Móvel no bairro Areia Preta.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, incluindo o vice-governador, deputados federais e estaduais, prefeitos, reitores de universidades e secretários de Estado.

Portal Agora RN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!