Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Arizona certifica vitória de Joe Biden no estado


Democrata venceu no tradicional reduto republicano por pequena margem. Donald Trump se queixou de supostas falhas no processo eleitoral, mas obteve derrotas na tentativa de reverter o resultado das urnas. Joe Biden discursa na quarta-feira (25) como presidente eleito em declaração dada antes do Dia de Ação de Graças

Joshua Roberts/Reuters

Autoridades estaduais de Arizona certificaram nesta segunda-feira (30) a vitória de Joe Biden no estado. Com isso, o democrata assegura os 11 votos no Colégio Eleitoral que estavam em jogo na disputa da presidência dos Estados Unidos.

O processo de certificação apenas formaliza o resultado das urnas no estado. O presidente eleito venceu em Arizona por uma margem muito pequena, de apenas 0,3 ponto percentual. Foi a primeira vitória de um democrata por lá desde 1996, ano em que Bill Clinton se reelegeu presidente.

Derrotado nas eleições de novembro, o presidente Donald Trump tentou reverter o resultado eleitoral em Arizona e outros estados. Ele alega fraudes e falhas no processo eleitoral, sem no entanto produzir provas. Por enquanto, o republicano só acumulou reveses nas disputas judiciais.

O governador de Arizona, Doug Ducey, que é do Partido Republicano, assegurou que as eleições no estado ocorreram de maneira limpa.

"Fazemos bem eleições aqui em Arizona. O sistema é forte", disse Ducey.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!