Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias RN

Dos 167 municípios do RN, apenas 7 têm unidade do Corpo de Bombeiros, aponta IBGE


Estado tem segunda menor proporção do Brasil de municípios com unidades da corporação. Corpo de Bombeiros Militar também participa da Operação Tiradentes

CBM-RN/Divulgação

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2019, do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que o Rio Grande do Norte é o estado com a segunda menor proporção do Brasil de municípios com Corpo de Bombeiros. Dos 167 municípios do RN, apenas sete possuem uma unidade da corporação, o que corresponde a 4%. O Piauí é o dono da menor proporção, com 2,6%.

Segundo a pesquisa, em todo o Brasil, 18% dos municípios possuem unidade do Corpo do Bombeiros. No Nordeste, este número é de 8%.

O levantamento destaca também que 152 municípios potiguares têm Defesa Civil, representando 89,8% do total. O RN tem a maior proporção do Nordeste e a oitava maior do Brasil. De acordo com o IBGE, em 150 cidades do RN, essa estrutura é uma coordenadoria municipal.

Além da segurança pública, a Munic retrata também a situação dos municípios nas áreas de recursos humanos, recursos para gestão, comunicação e informática, governança, direitos humanos e articulação institucional. Os dados são disponibilizados pela gestão municipal.

Políticas públicas para Direitos Humanos

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2019 do IBGE, também divulgada nesta quarta-feira, indica que o governo do Rio Grande do Norte promove três de uma lista de 15 políticas públicas ou programas na área de Direitos Humanos. São eles: promoção à igualdade racial e/ou enfrentamento ao racismo; promoção de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e/ou enfrentamento à LGBTfobia; e atendimento a pessoas com transtorno mental.

As informações da Estadic são fornecidas diretamente pelos governos estaduais. Ficaram de fora da lista de políticas ou programas do governo do RN, por exemplo, a promoção à diversidade religiosa; a proteção de mulheres vítima de violência doméstica; e a documentação de indivíduos pertencentes a povos e comunidades tradicionais.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!