Pfizer adia entrega da vacina contra Covid em oito países europeus

Por Rogerio Magno em 28/12/2020 às 11:42:36
Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde da Espanha após início da vacinação na União Europeia. Empresa afirma que houve problemas logísticos e que não há falhas na fabricação. Dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech.

Craig F. Walker/Pool via Reuters

O transporte das vacinas contra a Covid-19 previsto para ser entregue em oito países europeus, deve sofrer um leve atraso por um problema logístico na fábrica da Pfizer, na Bélgica.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pelo Ministério de Saúde da Espanha, um dia depois do início da vacinação na União Europeia.

O grupo farmacêutico informou ao ministério que "a situação já está resolvida", mas que a próxima entrega de vacinas será atrasa em algumas horas. O carregamento deve chegar na terça-feira, 29 de dezembro. A informação é da agência France Presse.

Bélgica, Luxemburgo e Letônia começam vacinação contra Covid-19

"A Pfizer Espanha indica que foi informada por sua fábrica de Puurs (Bélgica) sobre o atraso nos envios para oito países, incluindo a Espanha, devido a um problema no processamento de carga e envio", afirma o ministério em um comunicado, que não cita os demais países afetados.

"Devido a um pequeno problema de logística, modificamos o cronograma de um número limitado de entregas. A questão de logística foi resolvida e as entregas estão sendo despachadas. Não há problemas de fabricação", disse o diretor global de comunicações da Pfizer, Andrew Widger, sem apresentar detalhes.

A Espanha deveria receber nesta segunda-feira 350 mil doses da vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech.

Nos três próximos meses, o país, um dos mais afetados na Europa pela pandemia com quase 50 mil mortos e mais de 1,8 milhão de casos, prevê receber quase 350 mil doses semanais da vacina.

Pandemia na Europa

A Europa é a região mais afetada do mundo, com mais de 25,4 milhões de casos e quase 550 mil mortes.

Além da vacina Pfizer/BioNTech, a União Europeia deve aprovar outros fármacos em breve, como a da AstraZeneca e Oxford, provavelmente em 6 de janeiro.

Sem fogos de artifício

Antes da UE, muitos países começaram a vacinar contra o coronavírus, começando pela China. Em dezembro, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suíça, México, Costa Rica e Chile iniciaram a imunização.

Paralelamente à vacinação, no entanto, cada vez mais países detectam casos da nova cepa do coronavírus, possivelmente mais contagiosa, descoberta no Reino Unido.

Nova variante do coronavírus no Reino Unido pode ser até 70% mais transmissível, diz Boris Johnson

Linhagens, cepas e mutações do coronavírus: o que são e quando devemos nos preocupar

Canadá, Itália, Suécia, Espanha, Portugal, Japão e Coreia do Sul estão entre os casos mais recentes de detecção da variante.

Durante o fim de semana, vários países voltaram a instaurar restrições, incluindo o território britânico de Gibraltar, que anunciou um toque de recolher noturno.

Israel iniciou no domingo um severo terceiro confinamento. O Exército do país começou a vacinar os soldados nesta segunda-feira, com 17 tendas para a campanha em diversos pontos do território. Até o momento 380 mil pessoas receberam a primeira dose no Estado hebreu.

A Arábia Saudita, o país árabe do Golfo mais afetado pela pandemia, anunciou a prorrogação por uma semana do fechamento de suas fronteiras terrestres e marítimas e da suspensão dos voos internacionais, devido à variante britânica do coronavírus.

Diante da ameaça de um novo surto do vírus com a chegada do inverno, a China, onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez no fim do ano passado, reforçou os controles médicos, com verificação da temperatura, testes e inspeções nos aeroportos.

E a despedida de um ano difícil dentro de três dias acontecerá sem grandes celebrações.

Na Austrália, os moradores de Sydney não poderão comparecer à baía da cidade para contemplar o tradicional espetáculo de fogos de artifício após o aumento de casos na cidade, a mais populosa do país.

Veja VÍDEOS com novidades sobre as vacinas contra a Covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab