Aliança internacional Covax entrega primeiras doses de vacina contra a Covid-19 para Gana

Por Rogerio Magno em 24/02/2021 às 06:47:27

WHO for South-East Asia

A aliança Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fez nesta quarta-feira (24) sua primeira entrega internacional de vacinas contra a Covid-19 para o governo de Gana.

O país africano foi o primeiro a receber, até o momento, parte da remessa enviada na terça-feira (23) pelo Instituto Serum da Índia.

O Covax, uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19 – entre eles o Brasil, tem acordo com o Instituto Serum de 1,1 bilhão de doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Novavax.

Primeiras vacinas da Covax, aliança global liderada pela OMS, começam a ser distribuídas em fevereiro

Aliança Covax enviará de 10 a 14 milhões de doses da vacina de Oxford ao Brasil a partir de fevereiro

Ao todo, o Covax já realizou acordos com os fabricantes para a compra de 2 bilhões de doses em 2021, com a opção de aumentar o pedido para mais um bilhão de vacinas, de acordo com a agência France Presse.

'Tenham paciência'

O Instituto Serum, maior fabricante de imunizantes do mundo, já forneceu milhões de doses da vacina da AstraZeneca ao governo indiano milhões e a outros países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Índia produz 60% das vacinas distribuídas no mundo; Instituto Serum é a maior fábrica

O diretor da empresa, Adar Poonawalla, pediu no domingo que o mundo tenha "paciência" com o envio das vacinas, uma vez que a Índia terá prioridade na aquisição das doses.

"O Serum Institute of India foi convocado a dar prioridade às enormes necessidades da Índia e a encontrar um equilíbrio com as necessidades do resto do mundo. Fazemos o possível", postou Poonawalla nas redes sociais.

Em janeiro, o Brasil encontrou certa dificuldade para receber um lote de 2 milhões de vacinas do instituto indiano quando tentou mandar um avião para buscar o imunizante mas acabou tendo que aguardar alguns dias até que o país iniciasse sua própria campanha de vacinação.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab